Dedicação e empenho: professor Barile reflete sobre a carreira

O professor Daniel Barile, docente do curso de Direito do UniToledo e também formado pela instituição, defendeu recentemente sua tese de pós-doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele desenvolveu o projeto de pesquisa com base no conceito de nomeação e indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

O advogado relata que, além de uma realização pessoal, o tema do trabalho de pós-doutorado foi recebido de maneira significativa pela comunidade acadêmica.

“A experiência de atuar cientificamente fora do país foi uma grande oportunidade de aprendizado e conhecimento”, conta o docente.

Barile também reforça a satisfação de aprender com nomes renomados da área jurídica portuguesa, como o professor José Manuel Cardoso da Costa, também ministro e presidente da Suprema Corte de Portugal. Segundo ele, a importância desta experiência está na forma como as pesquisas são realizadas com a mesma metodologia adotada em trabalhos no Brasil. A diferença está na abordagem dessas pesquisas e na maneira como elas se correlacionam com uma realidade diferente.

Repórter Luan Balbino entrevistando o professor Daniel Barille

Segundo o advogado, outro ponto importante da experiência foi a oportunidade de conhecer e vivenciar a formação aplicada em Coimba, que serviu como referência e originou o estilo das primeiras faculdades brasileiras de Direito. Para o professor, todo projeto de pesquisa é muito mais que um trabalho acadêmico. É a forma mais próxima para o acesso público a informações que constam na tese. Ele ainda ressalta o desejo de publicar o trabalho em algum veículo midiático, para que o conhecimento desenvolvido por ele seja absorvido por outras pessoas.

Barile relata o orgulho que sente ao refletir sobre suas origens e os feitos alcançados por ele. Ele nasceu em Belém, capital do Pará, e veio para Araçatuba com o objetivo de buscar oportunidades por meio do estudo. Hoje, atua como advogado, professor universitário, e também é mestre e pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos.

Texto: Luan Balbino

Imagens: Arquivo pessoal

Foto: Marcelo Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close