Normas e Regras da ABNT: tudo o que você precisa saber

A importância da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no trabalho científico está na estratégia para facilitar a compreensão de informações. O principal objetivo das normas para elaboração do trabalho científico é manter um padrão na estrutura e apresentação dos trabalhos. Em um texto acadêmico, é fácil identificar elementos textuais, como palavras-chave, referências, títulos e citações, organizados de acordo com padrões previamente estabelecidos.

Por meio das normas, é possível que todos os trabalhos tenham a mesma estrutura e aparência, o que facilita o acesso às informações, a correção e avaliação dos projetos. A metodologia busca um nível mínimo de organização e resultados. Assim, por exemplo, uma monografia feita em qualquer universidade do Brasil ou do mundo é facilmente entendida.

MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNITOLEDO

É importante atentar-se que as normas e regras da ABNT são apenas recomendações. Ou seja, existe espaço para mudanças. Inclusive, é muito comum as instituições elaborarem seu próprio manual de formatação de documentos.

No UniToledo, todas as informações estão reunidas em um manual, produzido pelos professores da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. O material tem como objetivo oferecer um referencial para construção do trabalho acadêmico-científico e favorecer uma apresentação uniforme.

Segundo a assessoria de imprensa da universidade, o manual é atual, dinâmico e de fácil compreensão. Além de informar sobre as estruturas corretas para os trabalhos de conclusão de curso, a publicação apresenta ainda orientações para outras atividades acadêmicas.

AS PRINCIPAIS NORMAS ACADÊMICAS

Conhecer as peculiaridades dessas normas é fundamental, para não cometer nenhum tipo de erro na hora da entrega do trabalho. As principais normas e regras da ABNT para formatação de documentos acadêmicos são definidas por:

  • ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Figura 1 – Elementos pré-textuais conforme ABNT (ViaCarreira.com)
  • ELEMENTOS TEXTUAIS

Figura 2- Elementos textuais (ViaCarreira.com)
  • ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Figura 3 – Elementos pós-textuais (ViaCarreira.com)

Agora, basta trabalhar de acordo com o padrão estabelecido e você só precisará se focar em sua própria produção.

Texto: Válter Júnior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close