
A vida acadêmica não é nada fácil. Quando se ingressa na universidade, junto da vaga, realizações e projetos, vêm as cobranças, desesperos, temores. A faculdade muda as pessoas.
Muito se ouve sobre jovens que mudaram radicalmente sua personalidade após entrar na faculdade. Paulo (nome fictício), estudante de Administração é um exemplo: “Antigamente eu não saía, era mais caseiro. Na faculdade comecei a socializar mais, sair pra me divertir, até pra esquecer a estressante rotina de estudos”, diz o estudante.
Os bares universitários são um forte atrativo para a moçada, sendo muito comumente observados nos arredores das instituições. Há estudantes que são bastante frequentes, outros mais moderados.
“Toda semana eu estou aqui, é muito bom sair pra dar uma relaxada, mas sem confundir com as obrigações e estudos”, comenta Daiane (nome fictício), 20, estudante de Psicologia.
Tudo bem que a diversão faz parte do período da faculdade, mas há também os exageros. Quando perguntado sobre estar bebendo no horário da aula, Paulo confessa: “Sim, era para estar na aula de contabilidade, mas, hoje não teve jeito (risos)”.
Os bares universitários são tentadores. É preciso atenção para não desviar o foco das obrigações e, assim, aproveitar melhor os momentos livres.
João Vítor Oliveira