10 curiosidades sobre o Papa Francisco

Em seis anos de pontificado, cada vez mais Papa Francisco conquista os corações de todos. Eleito no dia 13 de março de 2013, o Santo Padre é admirado por suas condutas de humildade, fé e carisma. O primeiro papa latino-americano na história da Santa Igreja, Jorge Mario Bergoglio coleciona curiosidades desde sua infância que você provavelmente não conhece. A seguir, vejamos algumas delas:


1 – Descendência italiana

Jorge Mario Bergoglio nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, capital argentina. Seu pai, Mario Giuseppe Bergoglio Vasallo, era italiano natural de Portacomaro. Sua mãe, Regina Maria Sivori Gogna, nasceu em Buenos Aires, mas era filha de italianos nascidos em Gênova.

2 – Irmãos

Papa Francisco foi o primeiro filho de sua casa. Além dele, seus pais tiveram outros quatro herdeiros: Oscar Adrian Bergoglio, Marta Regina Bergoglio, Alberto Horacio Bergoglio e Maria Elena Bergoglio. Os três primeiros faleceram antes do pontificado de Francisco e somente Maria Elena, hoje com 71 anos de idade, conseguiu ver seu irmão Jorge se tornar o líder universal da Igreja Católica.

3 – Estudou e se diplomou como técnico químico

Antes de seguir carreira religiosa, Bergoglio formou-se técnico químico ainda muito jovem, por volta dos 20 anos de idade. Chegou antes disto cogitar farmácia e até medicina, porém decidiu fazer química. Em seguida ingressou no seminário da Companhia de Jesus, a congregação dos jesuítas.

4 – Namoro

Francisco, quando tinha seus 12 anos, vivia um “relacionamento sério” com sua vizinha, Amalia. Uma jovem atraente, loira, muito estudiosa e que tinha a mesma idade. Ambos moravam no bairro de Flores na capital argentina e certa vez o jovem Jorge, na época, pediu a moça em casamento, alegando em sua “cartinha” que caso ela não aceita-se, o mesmo iria se tornar padre. O “romance” não prosperou porque os pais da moça não aceitarem, então ela recusou a proposta e cada um seguiu sua vida.

5 – Dispensou algumas insígnias papais

Todo papa ao ser eleito recebe suas insígnias para guiar o rebanho universal, conforme tradição da Igreja Católica. Porém, Mario Jorge Bergoglio dispensou algumas dessas honrarias e preceitos. Trocou o trono dourado por uma cadeira convencional de madeira, não usa os sapatos vermelhos clássicos da Igreja Católica, usa os seus sapatos pretos comuns. Francisco também usa cruz de metal simples, nada de ouro com rubis ou diamantes. O Santo Padre, em relação ao anel pontifício, o “anel do pescador”, também dispensou o ouro. Pediu que fosse feito em prata, usando o mesmo somente em ocasiões solenes.

6 – Ganhou uma moto Harley-Davidson e um carro Lamborghini, mas vendeu os dois para ajudar projetos sociais

Em junho de 2013 o Papa Francisco ganhou uma moto Harley-Davidson dada pela montadora americana ao Papa em comemoração ao 110° aniversário da Harley-Davidson. Francisco doou a moto e os lucros do leilão à organização beneficente Caritas Roma. Os recursos foram destinados a um abrigo e a um restaurante que oferecem assistência as pessoas necessitadas em Roma.
A Lamborghini, carro de modelo luxuoso que a fabricante italiana de automóveis deu de presente ao pontífice, em novembro de 2017 foi leiloada em maio de 2018. O dinheiro da venda financiou um projeto de reconstrução de casas, de lugares de culto e de estruturas públicas na planície de Nínive no Iraque, e ainda ajudou uma associação italiana que apoia vítimas de redes de prostituição e duas organizações italianas ativas na África.

7 – Gosta de futebol, mas não assiste televisão

Papa Francisco é fã de futebol e torcedor fanático do San Lorenzo da Argentina. O papa tem até carteirinha de sócio torcedor do clube, objetos esportivos e chegou a presidir missas na sede da agremiação. Porém, Francisco não vê televisão. Então, para saber dos resultados de seu time de coração ele pergunta à Guarda Suíça, responsável por proteger o Vaticano. Os guardas são sempre os que informam o pontífice sobre jogos, escalações e contratações do San Lorenzo.

8 – Poliglota

O Santo Padre, em seus quase 83 anos de vida, aprendeu a falar fluentemente, além do espanhol, outras cinco línguas. São elas: italiano, alemão, francês, inglês e latim. Tendo conhecimento também no ucraniano e no português.

9 – Homem de um pulmão

Quando era adolescente, por conta de uma infecção respiratória o jovem Bergoglio precisou retirar parte de um de seus pulmões.  O pulmão do lado direito foi submetido a uma cirurgia de retirada. Mesmo com isso, o Papa não alega qualquer prejuízo em suas atividades ao longo da vida.

10 – Sua primeira viagem apostólica foi ao Brasil

O primeiro país que o Sumo pontífice da Igreja visitou foi o Brasil, entre 22 a 29 de julho de 2013, quando o Papa participou da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Francisco ainda fez questão de ir até Aparecida do Norte no estado de São Paulo para visitar a basílica e a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante sua passagem em território brasileiro.

Texto: Luan Balbino

Imagens: Reprodução/Vatican News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close