Sapatilha viajante

Coreografia de escola araçatubense irá para Nova Iorque competir em festival de dança após vitória na Argentina.

A história do ballet principia com reis e rainhas andando em pontas de pé para serem superiores a seus serviçais. Não se sabe ao certo quando o andar virou dançar, mas foi a ruptura de Martha Graham no ballet clássico que propiciou a criação de técnicas para a dança contemporânea e o jazz. Martha foi uma coreógrafa estadunidense que, estudando a movimentação e a respiração, desenvolveu uma técnica de dançar expressiva e sentimental.

A influência desta importante bailarina é notada no mundo todo e Araçatuba não fica de fora. A coreografia do Espaço de Dança Superação – Breno Fabris, que conquistou o 1º lugar no CILD (Concurso Internacional Latinoamérica Danza) foi “Tormenta”, que utiliza o princípio de ter o chão como um aliado. Martha foi quem consolidou o formato na dança moderna. Com a vitória, o grupo foi classificado para o New York Winter Festival 2020.

Ao escolher lecionar ballet clássico e jazz, o coreógrafo Brenno Fabris despertou paixão e cativou amor no coração de seus bailarinos. Com coreografias eletrizantes e muita técnica, o grupo adulto do Espaço de Dança Superação – Brenno Fabris parte da premissa de que o ballet é para todos. Por isso, oferece aulas gratuitamente para homens, já que é um tabu para a sociedade ver homens dançando no palco.

A tormenta

Coreografia Tormenta no Festival de Barra Bonita. Foto: Ballet em Foco

Após serem classificados para o CILD, os alunos da escola fizeram rifas de pizza e brechós pessoais para arrecadarem o valor da passagem de ônibus e do hotel em que ficaram na Argentina. Cinco coreografias foram levadas para a competição: a turma adulta apresentou Tormenta e Memórias e levou troféus pelas duas.

“Entre as duas coreografias que sempre competíamos, Tormenta sempre foi minha preferida e era algo que eu sempre falava. Mesmo sendo uma coreografia tão forte quanto Memórias, não era a mais apostada por todos e sempre teve aquela brincadeira de rivalidade entre os alunos defensores de Memórias e os de Tormenta”, conta Jonathan dos Santos, aluno desde 2016 na escola.

Bailarinos da coreografia Tormenta caracterizados ao lado de Brenno Fabris, coreógrafo e professor. Foto: arquivo pessoal.

Os festivais são muito importantes para bailarinos profissionais, pois geram contatos e troca de conhecimentos com dançarinos e coreógrafos de todo o mundo, além de possibilitar que conheçam ícones do ballet e da dança.

“Sempre nos agregam muita experiência e conhecimento, além de serem portas de entrada para grandes escolas no exterior e companhias de dança. Para quem quer seguir com a dança, esses festivais são muito importantes”, diz a bailarina e coreógrafa Natália Pires, professora do Espaço de Dança Superação – Brenno Fabris.

A competição saudável entre os alunos fez com eles se dedicassem e ficassem apaixonados pelas coreografias que foram levadas ao CILD; eles brincavam e acreditavam que suas coreografias ganhariam o primeiro lugar. “E agora teremos a oportunidade de mostrar nossa arte para mais um pedaço do mundo”, comemora Jonathan.

Além disto, os alunos estão fazendo campanhas para arrecadar dinheiro e realizar o sonho de ir a Nova Iorque competir e conhecer a cidade. O espaço de dança conta com alunos das mais variadas idades. Pensando nisso, dois espetáculos originais anuais são apresentados ao público. Neste fim de ano eles trazem “Meu Pedacinho de Chão”, que conta uma história de amor. “Cada coreografia, cada cena, tudo está muito bonito. Os cenários que estão sendo produzidos vão marcar a vida de todos que forem assistir.”, conta Jonathan.

Os espetáculos de final de ano estão com ingressos à venda. Interessados devem procurar a academia.

Pôster do novo espetáculo que ocorrerá no dia 23 de novembro.

Texto por Júlia Boni, estudante do 4º semestre de Jornalismo.

Imagens: divulgação e arquivo pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close