Sobre os próprios pés

Ex-aluna de Educação Física do UniToledo desenvolve atividade com pessoas com deficiência para que tenham mais autonomia em suas rotinas.

Leliane Camargo, 26 anos, formou-se em Educação Física no Centro Universitário Toledo no ano de 2015 e atualmente trabalha na APAE de Birigui. Ela se dedica ao trabalho que promove a Cultura Corporal do Movimento, integrando práticas como jogos, esportes, ginástica, danças e lutas.

Leliane conta que quando surgiu a vaga há quase 2 anos, abraçou a oportunidade pelo apreço que tem pela APAE. Hoje sente-se realizada por ter a oportunidade de trabalhar com o que gosta e poder ajudar os alunos a desenvolverem não só as habilidades desportivas, mas também a criar uma autonomia maior em suas vidas.

Seu plano de ensino, distribuído em 4 bimestres, trabalha as práticas com o próprio peso do corpo do aluno, o que possibilita que cada um possa praticar as atividades dentro do seu limite. Com isso, aprende a lidar com seu próprio espaço dentro do ambiente em que vive.

As atividades realizadas variam conforme a idade do aluno, como por exemplo, no caso das crianças com até 7 anos, são desenvolvidas atividades lúdicas para que eles possam aprender e também se divertir. Já no caso dos adolescentes e adultos, as práticas funcionais, como exercícios de equilíbrio, consciência corporal e esportes, como o Basquete, são o foco da educadora física.

Segundo Leliane, além de colaborar com a inclusão social dos alunos na comunidade, essas aulas também são essenciais devido aos campeonatos que ocorrem durante o ano letivo.

“A prática da atividade física é fundamental para qualquer pessoa, pois é um instrumento para formação e inclusão social de todo cidadão que permite o mesmo reconhecer-se no meio, possibilitando o desenvolvimento de valores como o respeito, a confiança e coletividade, além da perspectiva de sua relação com os sistemas mental e emocional, que são indispensáveis para os nossos alunos”.

Texto e imagens por Ana Carolina Oliveira, estudante do 4º semestre de Jornalismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close