Os avanços tecnológicos no meio acadêmico

Diferenças de épocas evidenciam os benefícios que a tecnologia vem desenvolvendo no meio acadêmico.

Os tempos mudam muito rápido quando se trata de tecnologia. Todos os anos a humanidade evolui cada vez mais. Uma das áreas mais afetadas é, sem dúvidas, o meio acadêmico. Por conta disso foram entrevistadas pessoas de épocas distintas para ver como mudou o acesso ao conhecimento.

A internet é algo que temos há quase três décadas e hoje não podemos mais nos ver sem ela, mas comparada à história da humanidade a era digital ainda dá seus primeiros passos rumo a uma imensidão de possibilidades. O que mais nos interessa aqui é como essa tecnologia já nos ajudou na parte acadêmica.

Entrevistamos a aluna Débora Regina Romualdo da Silva, de 23 anos, formada em Ciências Biológicas e mestranda em Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal pela UNESP.

Ao perguntar sobre o uso de tecnologia nos estudos, ela respondeu que usa praticamente todos os dias. “Eu uso muito o meu notebook tanto em casa quanto nas aulas. Já que o professor usa muito o projetor data show, vídeos, pesquisas de artigos e até se uma pessoa não pode vir para apresentação de trabalho usamos da web conferência para facilitar. Isso torna a aula mais dinâmica e mais explicativa do que somente uma aula monótona”.

Ela complementa dizendo sobre a concentração que deve-se ter ao levar os estudos para casa. “Atrapalha um pouco as redes sociais e as vastas possibilidades que você tem ao mexer no computador, então é muito fácil de se distrair e perder o foco. A melhor coisa a se fazer é desligar o celular e se focar 100% naquilo que você quer aprender”, completa ela.

“Devemos sempre ter auxilio do professor na hora do estudo, pois ele é o mediador do processo de ensino/aprendizagem”  – Debora R. R. da Silva

Para comparar com a experiência educacional de uma pessoa mais velha, entrevistamos a podóloga Ana Claudia Brandão Elias, de 47 anos, formada no Senac e que exerce a profissão há 5 anos. Ela fala sobre sua infância na escola e de como era sem a tecnologia presente nos estudos.

“Para você ter uma idéia a gente fazia contas e aprendia no ábaco; não tinha auxilio de calculadoras, computadores e muito menos de internet para pesquisa, então ficávamos muito presos ao que a professora escrevia na lousa e com anotações no caderno”.

Ela se lembra como pesquisava as coisas quando não entendia algo. “Era complicado, tínhamos que pesquisar na biblioteca da escola e não era nem um pouco acessível”.

Aos 31 anos ela foi cursar podologia e vivenciou alguns avanços tecnológicos durante a formação. “Ainda era algo bem básico, na época ainda não era tão acessível a internet ainda, mas já dava para fazer trabalhos mais fáceis e também conseguíamos ter acesso bem mais veloz do que na época do ensino médio. Mas nada comparado aos dias de hoje, claro.”

“Acredito que a tecnologia vai se expandir cada vez mais, nunca imaginávamos que iria ter a internet, então daqui a alguns anos vamos ter avanços que nem podemos prever”, finaliza Ana Cláudia.

Com esses dois lados da moeda vimos o quanto é gritante a diferença e vemos até hoje os avanços que a tecnologia nos proporcionam na hora dos estudos. Claro que nem tudo são flores, porém a tecnologia é um diamante bruto ainda que vem sendo lapidado a cada dia, ano e década de estudos e avanços.

Texto por Giovanni Brandão, estudante do 4º semestre de Jornalismo.

Imagens: https://silabe.com.br/blog/como-utilizar-tecnologia-dentro-da-sala-de-aula/https://www.educbarueri.sp.gov.br/portal/index.php/mais-noticiais/582-adultos-que-retomaram-estudos-tambem-tem-aprendizagem-com-tecnologiahttps://porvir.org/acontece/senated-seminario-nacional-de-tecnologias-na-educacao/https://tecnologia.educacional.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/especializacao-tecnologia-na-educacao/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close