Para estimular a reciclagem

José Maria, de 55 anos, não tem uma rotina certa para seguir. Para ele o melhor horário para recolher a reciclagem é na madrugada, pois é mais tranqüilo e não tem tanta concorrência. Todos os dias ele sai com seu carro, que tem o apelido de “meia noite”, para começar a coleta. O carro ganhou essa denominação numa roda de conversa com os amigos do seu Zé, como é chamado popularmente, já que só sai à noite.

Seu Zé, que tem consciência de que seu trabalho colabora com o meio ambiente – Guilherme Nakamura

Desde sempre foi um homem batalhador e antes de se mudar para Mirandópolis, morou e trabalhou numa fazenda em Mato Grosso como capataz. E por muito tempo morou em outros Estados do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, mais não se adaptou na cidade por causa do clima e decidiu se mudar para o interior de São Paulo. Já em Mirandópolis, começou a trabalhar no lixão, onde passou mais de seis anos. Depois de um bom tempo tornou-se responsável pela reciclagem na Cooperativa Global de Reciclagem”, onde foram mais dez anos; em seguida, começou a trabalhar por conta própria.

“Os catadores ainda não são valorizado, por isso que as prefeituras, governos, precisam apoiar mais os catadores, incentivar a sociedade fazer separação de material reciclável de forma correta. E mesmo assim é um emprego digno, para a sociedade respeitar”, diz José.  

O papel do catador é fundamental para diminuir números de resíduos, atuando de forma mais produtiva, como atividades de coleta seletiva, classificação de materiais. Tem um significado importante para a cadeia de reciclagem, essencial para diminuir números de materiais descartáveis domésticos coletados pelos municípios.

Crédito: Tatiane Rocha.

A importância da reciclagem é a diminuição de gastos de energias, podendo ter aspectos econômicos, tendo uma sociedade mais sustentável e estimulando de formas corretas para reaproveitar os insumos, para melhoria do meio ambiente.

Texto por Tatiane Ramos, estudante do 4º semestre de Jornalismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close