Katy Perry e Brasil: uma história de amor

Criada em uma família extremamente conservadora, após se identificar ativista, feminista e bissexual, a cantora conquista muitos fãs com seu carisma e seus hits

Por Mariana Navarro, estudante de Jornalismo no UniToledo Araçatuba

Capa de divulgação do álbum Katy Hudson

Nascida em Santa Bárbara, na Califórnia, com 35 anos, Katheryn Elizabeth Hudson – conhecida como Katy Perry – é cantora, compositora, e atriz norte-americana. Filha dos pastores evangélicos, Mary Hudson e Keith Hudson, grandes influenciadores do início de sua carreira. 

Aos 13 anos ganhou o primeiro violão e começou a compor as músicas de seu primeiro álbum, intitulado Katy Hudson – nome artístico utilizado pela cantora na época – que foi lançado em 2001. As vendas foram canceladas devido ao fechamento da gravadora responsável pela produção do álbum de músicas gospels.

A criação de Katy Perry dentro de uma família extremamente religiosa, e quando mais nova era voltada para atividades da igreja e convivência com as crianças das comunidades. Por conta dos pais, que são pastores itinerantes, Katy e seus dois irmãos – Angela Hudson e David Hudson – se mudavam de casa a cada um ou dois anos. 

Somente as coisas que tivessem a ver com Deus eram permitidas até aproximadamente seus 16 anos. Eles não podiam ver filmes, ouvir músicas ou participar de brincadeiras que não fossem de acordo com sua fé pentecostal. “Apenas pusemos barreiras para que não se envolvessem em coisas que os prejudicasse na infância”, disse seu pai no documentário “Katy Perry – Part of me”, lançado em 2012. 

O primeiro contato de Katy com a música foi quando na casa de uma amiga ouviu  “You Oughta Know” da Alanis Morissette. Foi então que passou a escrever com sentimento e sobre as coisas que passava em sua adolescência. A transição de gênero do gospel para o pop-rock não agradou muito os pais, que demoraram a se adaptar. 

O início da carreira como Katy Perry

Documentário “Katy Perry – Part of me”

Mais tarde, quando já tinha seus 18 anos, Perry resolveu sair da casa onde morava com seus pais para se aventurar sozinha na cidade de Los Angeles. A partir daí ela passou a viver tudo que o mundo tinha a oferecer pela primeira vez e colocar suas experiências em suas músicas.

O começo de sua carreira no novo estilo musical foi um tanto quanto conturbado. Em 2004 ela assinou com a Island Def Jam Records e gravou um álbum chamado Katy Perry – também conhecido como Diamonds – que foi cancelado antes mesmo de seu lançamento. No ano seguinte ela assinou contrato com a Columbia Records e gravou com o grupo The Matrix um álbum com o mesmo nome, que alguns dias antes do lançamento também foi cancelado.

Foi só no ano de 2007 que a cantora assinou com a Capitol Records e lançou seu primeiro álbum: One of the boys. O lançamento do álbum trouxe a Katy seu primeiro hit com a música “I Kissed a Girl”, que permaneceu nas primeiras posições das paradas musicais da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido. A música também causou certa polêmica na época por falar sobre um beijo homoafetivo.

Sandy Rosa (24), estudante de Publicidade e Propaganda, afirma que foi nessa época que passou a conhecer as músicas de Katy. “I Kissed a Girl foi a primeira música dela que eu ouvi. Eu lembro de estar em casa assistindo televisão e passar o clipe, foi aí que eu percebi o quão talentosa ela é”.

Era doce

Em 2010 a cantora lançou seu segundo álbum: “Teenage Dream”. Seu disco de maior sucesso até então fez com que Katy ficasse conhecida mundialmente. Com os singles “California Gurls“, “Firework“, “E.T.“, “Last Friday Night (T.G.I.F.)” e “The One That Got Awaypermanecendo no topo da parada Hot 100 da Billboard, ela se tornou a única mulher em 53 anos da parada musical a alcançar tal marca – e a segunda artista após Michael Jackson. 

Camila Julie (21), estudante de psicologia, conta como começou seu amor pela cantora. “Na época que ela lançou o álbum Teenage Dream ela começou a usar umas roupas diferentes, com doces e coloridas, e perucas, eu acho que a galera foi se encantando por ela por conta disso. Ela conseguiu atrair a atenção do pessoal e inclusive a minha”. Desde então a fã passou a assistir seus videoclipes e se encantar ainda mais pelo carisma da cantora.

No ano de 2011 a cantora deu início a sua segunda e maior turnê: “California Dreams Tour”. A fim de divulgar o álbum “Teenage Dream”, a turnê passou por países da Europa, América do Norte, Ásia, América do Sul e Oceania. Foi a primeira vez de Katy no Brasil. Por conta do visual da turnê e dos videoclipes, essa fase da cantora ficou conhecida como “Era doce” e cativou muitos fãs ao redor do mundo.

Divulgação – Show da California Dreams Tour

Após o término da turnê, em 2012, Perry lançou um documentário gravado durante a “tour” e com curiosidades sobre sua carreira e vida pessoal.

Fim da era doce

Em 2013, Katy surpreendeu os fãs ao divulgar o teaser de sua nova música – Roar” – onde aparece queimando sua antiga peruca colorida e enterrando o figurino da “California Dreams Tour”, marcando o fim da “Era doce” e o lançamento de um novo álbum.

Divulgação Teaser de divulgação da música Roar

No mesmo ano a cantora lançou o álbum “Prism”, que desencadeou a turnê “The Prismatic World Tour”. Um dos maiores sucessos foi a música “Dark Horse” e o álbum vendeu mais de 5 milhões de cópias mundialmente.

“Eu lembro que quando saiu o DVD do show eu até arrumava a casa escutando, era só aquilo que eu assisti”, conta Camila sobre a turnê “The Prismatic World Tour”.

Um dia mais que especial

Depois de um tempo parada, a cantora voltou com tudo em 2017 lançando o álbum “Witness”. Os singles, “Chained to the RhythmeBon Appétit“, foram os primeiros a serem divulgados. Logo depois, a música “Swish Swish”, que contou com a participação da cantora e dançarina brasileira Gretchen e o grupo Fit Dance. O álbum foi divulgado na turnê mundial “Witness: The tour” que teve seu término em agosto de 2018 na Nova Zelândia.

Camila Julie (crédito: Mariana Navarro)

Camila conta sobre sua experiência no show de Katy, em 17 de março de 2018. “Eu fui na turnê e eu amei. Ela é realmente uma performer. A estrutura do palco, ela dança e canta, e de fato ela nunca esteve tão bem quanto ela está agora. Ela cantou muito, muito bem ao vivo. Conforme a carreira dela foi crescendo eu acho que ela ganhou não só maturidade emocional, mas maturidade vocal. Eu gostei muito de ter ido, foi muito divertido, ela é muito engraçada”.

A fã comenta sobre um episódio que aconteceu no show em São Paulo. “Ela é uma pessoa muito sensata, porque durante o show aconteceu uma manifestação da plateia a respeito do ex-presidente do Brasil, e ela soube lidar bem com a situação sem menosprezar ninguém, sem falar que o governo ou a gente estavam certos ou errados. Ela soube equilibrar a situação não só como artista, mas como pessoa”, conta.

Crédito: Mariana Navarro

“Brasil, eu te amo”

Não é novidade para ninguém que os fãs brasileiros são os mais calorosos, amorosos e receptivos, mas Katy Perry tem um carinho ainda mais especial por eles.

Em setembro de 2011, prestes a fazer seu primeiro show em São Paulo da turnê “California Dreams Tour”, seu ex-marido Russell Brand pediu o divórcio por mensagem eletrônica. A cantora não cancelou o show, mesmo aos prantos no camarim e foi surpreendida pelos fãs. Ao se emocionar cantando a faixa “The One That Got Away”, o público exalou um coro de “Katy eu te amo” sem ao menos saber o que ela estava verdadeiramente se passando naquele momento. O que marcou para sempre a cantora que lamentou não saber falar português. Além disso, foi o maior show da turnê. 

Logo após, Katy escolheu o Brasil para lançar seu documentário “Katy Perry – Part of me” em 2012 e incluí o país nas rotas de toda turnê desde então.

A cantora volta aos palcos brasileiros em setembro de 2015 com a turnê “The Prismatic World Tour”, que assim como em 2011, contou com apresentação no palco mundo do Rock in Rio. Dessa vez Katy veio preparada e cheia de carinho. Em todos os shows que fez no país, a cantora chamava fãs da platéia para ensiná-la a falar algumas palavras em português como “eu te amo”, “morta linda”, “oi”, entre outros.

Em seu novo álbum “Witness”, Katy lança o videoclipe da música “Swish Swish” com a participação de Gretchen e do grupo Fit Dance. Os fãs brasileiros foram à loucura ao se deparar com o fato inesperado.

No ano de 2018, Perry vem ao Brasil, e dessa vez com a turnê “Witness:The tour”. Mais uma vez realizando o maior show de sua turnê na cidade de São Paulo, ela veio mais do que preparada. A cantora fez questão de mostrar que está mandando bem no português, fez discurso e se declarou aos fãs, mais uma vez. “Brazil, is really, really, really special to me. I feel your hearts, and I love you. Eu te amo, eu te amo”, disse a cantora após cantar a música “Uncondicionally”, inclusa somente no repertório dos show do Brasil. Uma surpresa foi a participação da Gretchen no show, que levou o público a loucura.

Divulgação – Katy Perry e Gretchen durante o show em São Paulo

Além disso, a cantora fez um show pra lá de emocionante da mesma turnê no Rio de Janeiro. Após o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, a cantora dá espaço em seu show para a filha e irmã de Marielle clamarem por justiça no palco. Katy ainda cantou a música “Uncondicionally” com a imagem da vereadora nos telões. 

Divulgação – Homenagem a Marielle Franco durante o show no Rio de Janeiro

Atualmente

Recentemente Katy Perry ficou noiva do ator Orlando Bloom. Seus hits mais recentes são: “Never Really Over”, “Small Talk” e “Harleys in Hawaii”. A cantora parece estar trabalhando em um novo álbum que pode ser lançado em breve.

Camila Julie finaliza com a seguinte frase “Eu vejo ela como uma pessoa maravilhosa e que têm o coração muito bom”.

 (Contêm informações de Katy Perry | Official Site e documentário “Katy Perry – Part of me”).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close