Campanha contra gripe quer imunizar 26 mil idosos em Araçatuba

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, uma iniciativa do Ministério da Saúde, começou no dia 23 de março no município de Araçatuba.

Por: Giovanna Borin, Jaqueline Lopes, Tatiane Ramos e Willian Meneguini

O município de Araçatuba recebeu, no dia 23 de março, 26 mil doses da vacina contra gripe de acordo com dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica.

Visto como público prioritário, as doses foram aplicadas somente em idosos acima de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde e força de segurança e salvamento. A aplicação foi feita nas unidades de saúde, escolas e postos volantes.

Para os idosos que não puderem se locomover até os locais de vacinação, tiveram sua imunização garantida pelas equipes de saúde da família. As enfermeiras e auxiliares de enfermagem foram até suas casas para aplicar a vacina nos idosos acamados e domiciliados.

Isauro Vieira da Costa, de 69 anos, teve sua vacina garantida pela equipe de saúde. Ele apenas informou que não poderia ir até o posto de vacinação e recebeu, na mesma tarde, os profissionais em sua residência. Foto: Jaqueline Lopes

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina não imuniza a pessoa contra Covid-19. A campanha tem objetivo de acelerar e facilitar o diagnóstico do Coronavírus e também não sobrecarregar o sistema com casos de influenza.

A imunização através da vacinação é o mecanismo mais eficaz para prevenir o ataque do vírus influenza em pessoas acima dos 60 anos e deve ser tomada anualmente, pois todo ano muda sua formulação (contendo as novas cepas de vírus circulantes — H1N1, H3N2 e tipo B).

Um idoso vacinado, caso apresente gripe, será menos impactado pelo vírus e reduzirá as chances de ter complicações decorrentes da doença, reduzindo a morbidade e mortalidade.

Os pacientes que ainda não foram medicados devem ligar para unidade básica de saúde (UBS) mais próxima para checar sua situação. As pessoas que desejarem mais informações devem entrar em contato com departamento epidemiológico municipal de Araçatuba pelo número (18) 3636-1100.

Entenda a diferença entre gripe e resfriado

Sobre a vacina

Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas consequências, além de ser segura e ter bons resultados para evitar casos graves e óbitos. As doses são aplicadas todos os anos, pois ocorre uma mudança dos vírus influenza, o que requer um monitoramento global e frequente para reformular a vacina contra a gripe.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), este imunobiológico protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último ano (2019) no Hemisfério Sul. Assim, a vacina que está sendo aplicada em idosos na campanha atual tem a seguinte composição:

  • A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09
  • A/South Australia/34/2019 (H3N2)
  • B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

Como prevenir a gripe (influenza)?

Imagem em destaque – Fonte: shutterstock 526821535

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close