O futebol americano virando paixão de brasileiro

Não é só americano que gosta de acompanhar a NFL, que a cada ano cresce em audiência e em torcedores.

Por Guilherme Giorgi, estudante de Jornalismo no UniToledo Araçatuba.

Tackle, touchdown, sack, fieldgoal, quarterback. Para um leigo esses termos podem parecer totalmente estranhos. Mas não para os fãs da NFL, a liga norte-americana de futebol americano, esporte mais assistido nos Estados Unidos e que cresce em audiência  e  popularidade no Brasil.

A NFL é transmitida no Brasil pela ESPN Brasil e a cada ano as audiências crescem. A última temporada completa teve um aumento de 33% na audiência em relação à anterior, segundo a emissora.  O Super Bowl, jogo final da temporada, obteve 40% de crescimento em 2019 em relação a 2018, sendo a maior audiência entre toda TV paga durante sua exibição. A média que cada telespectador ficou assistindo a partida foi de 1 hora e 33 minutos, 13% mais que em 2018.

Além disso, o serviço de streaming do canal aumentou 61% seus acessos no dia, além da hashtag da partida estar entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Isso faz com que o Brasil seja o terceiro país que mais assiste NFL, estando atrás de Estados Unidos e México.

E não ficou só nas telinhas. O Super Bowl de 2019 foi transmitido em mais de 113 salas de cinemas em 59 cidades pelo país. De acordo com German Hartenstein, diretor geral da ESPN no Brasil, o crescimento na audiência da TV e no digital reforça o comportamento de consumo multiplataforma do telespectador, além delas atuarem de forma complementar e não excludentes.

A popularidade da NFL

A ESPN chega a passar sete jogos ao vivo por semana, sendo cinco aos domingos, e possui os direitos da liga desde 1995. Hoje é tratado como um dos principais produtos da emissora. Desde 2006 sendo a principal voz da NFL no Brasil e fazendo ótima dobradinha com o comentarista Paulo Antunes, o narrador Everaldo Marques sente a diferença do crescimento e popularidade.

“A popularidade aumentou. As pessoas me param na padaria pra falar de futebol americano, no dia seguinte vão para a escola ou trabalho com sono porque acompanharam até o fim os jogos. Várias meninas dizem que começaram a ver por causa do namorado e gostaram do esporte”, afirma Everaldo ao site Noticias da TV.

A NFL ampliou suas ações no Brasil, ajudando no desenvolvimento da liga de futebol americano no Brasil (Liga BFA) e a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), e já planeja trazer uma partida oficial ao país. Nos últimos meses executivos visitaram a Arena Corinthians, em São Paulo, para ser possível sede do evento. Além disso, possui contas em português nas redes sociais, espalhando notícias e aproximando o público.

As principais torcidas no Brasil

O país tem cerca de 20 milhões de pessoas que se descrevem torcedores de algum time e acompanham regularmente o esporte. Com 18,6% a principal torcida no Brasil é do Green Bay Packers, que possui as cores verde e amarela como na bandeira do Brasil. Com 9,9%, vem o New England Patriots, time de Tom Brady, considerado por muitos o principal quarterback da historia da NFL, além de ser marido da modelo brasileira Gisele Bundchen. Até por essa ligação com o público brasileiro, o clube em suas redes sociais sempre posta mensagens em português e grava vídeos de jogadores enviando mensagens aos fãs brasileiros. Brady ganhou os seis títulos de Super Bowl que o clube tem, desde que estreou pela franquia em 2000. O Seattle Seahawks completa o Top 3 de preferência dos brasileiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close