A fé cristã

A fé é o ato mais nobre que o ser humano pode buscar por sua própria liberdade

Por Beatriz Pavarini, estudante de Jornalismo no UniToledo Araçatuba

Copyright PonyWang

A busca pela “FÉ” é constante a todo momento. Em busca de paz, alívio e consolo as pessoas procuram sentindo e forças em algo que lhe traga tranquilidade e conforto. A fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica. A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé. Uma das frases sobre o tema afirma que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. (Hebreus 11:1).

O sentido da Fé

A fé nos motiva buscar forças onde já não conseguimos mais obter, tornando-se algo sobrenatural.

Fonte: Freepik

Quando nos deparamos em uma situação vista como sem solução, nos tornamos seres frustrados e sem forças para continuar enfrentando determinadas tempestades. Situações como não poder engravidar, perder um filho para as drogas, a perda de alguém que amamos muito, traição, depressão, falta de perdão, entre outros são elementos que nos levam a um abalo emocional.

Na igreja “Católica Apostólica e Romana”, desde pequenos os filhos de Deus aprendem que a FÉ é o caminho que devemos trilhar para conseguir enfrentar barreiras impostas pela vida. A religião do catolicismo, segundo o Concílio do Vaticano I (1870), definiu a fé nos seguintes termos: “A fé… é uma virtude sobrenatural pela qual, prevenidos e auxiliados pela graça de Deus, cremos como verdadeiro o conteúdo da Revelação, não em virtude da verdade intrínseca (evidência) das proposições reveladas, vistas a luz natural da razão, mas por causa da autoridade de Deus, que não se pode enganar nem pode enganar a nós”. O Concílio do Vaticano II, em 1965, também se pronunciou: “Ao Deus que revela, deve-se a obediência da fé, pela qual o homem livremente se entrega todo a Deus, prestando ao Deus revelador um obséquio pleno do intelecto e da vontade e dando voluntário assentimento à revelação feita por Ele”.

A Fé em expansão

A fé se enquadra em vários aspectos dentro da vida do ser humano, mas todos com o mesmo sentido.

Homem segurando uma cruz de Jesus Cristo – Fonte: Freepik

Fé – um dom de Deus: Todos temos dentro de nós o amor, a paixão, bondade, coisas cativantes para o bem e assim é a fé, sendo um dom de Deus, um dom único e especial. Sendo uma virtude sobrenatural precisamente sem explicação, faz o sentimento nos corações estremecerem, uma graça do Espírito Santo. A fé em Deus é uma graça infundida por Ele mesmo, se tornando sobrenatural.

Fonte: Unsplash/Photo de Jon Tyson

Fé em milagre: Quando se tem fé, e ela se torna maior que tudo, a busca é pelo milagre. Situações complexas colocam a fé do cristão em um formato de “teste”. Um parente próximo sofre um grave acidente e tudo está nas “mãos de Deus”, a família tem fé que tudo vai acabar bem e que o milagre vai acontecer, que vai se salvar e ficar totalmente recuperado. A fé naquele momento é a busca pelo milagre, tendo como intercessão a oração, lhe aproximando ainda mais de Deus. 

Fé cristã: O padre Luiz Henrique diz: Fé, para os cristãos, baseia-se numa pessoa! E quem é essa pessoa? Jesus Cristo! A fé, diga-se de passagem, para o cristão e sobretudo, cristão católico, baseia-se não num livro somente, mas na pessoa de Jesus Cristo, naquilo que ele fez e ensinou. E na promessa que ele nos deixou de nunca nos deixar órfãos, mas caminhar conosco até o fim do mundo”. A fé não é apenas sentir, mas sim, crer.

Ciência e fé: No Catecismo da Igreja Católica, a fé e ciência são explicadas: “Porém, ainda que a fé esteja acima da razão, não poderá jamais haver verdadeira desarmonia entre uma e outra, porquanto o mesmo Deus que revela os mistérios e infunde a fé dotou o espírito humano da luz da razão; e Deus não poderia negar-se a si mesmo, nem a verdade jamais contradizer a verdade. ”

Fonte: Comunhão

A fé se encontra em muitos aspectos, daquilo que se vê, acredita, procura, se sente, se cria e se estuda. Para cada pessoa a fé se constrói de uma maneira diferente, dando a oportunidade de se fazer novo e recomeçar. Mas, com tudo é necessário que se tenha um reabastecimento, seja com a oração, comunhão, o confiar e acreditar. 

“É impossível alimentar a fé e a experiência de Deus em nós sem o batismo no Espírito, sem os exercícios dos carismas, sem a entrega e a total submissão e escravidão ao Espírito Santo. Quanto mais nos aproximarmos do Espírito Santo, mais sadios, fortificados e alimentados na fé seremos”, segundos os estudos da formação da Canção Nova.

A fé através do poder da Oração

A oração proporciona o encontro com a fé, o encontro com Deus.

Fonte: Unsplash/Foto por Daniele Levis Pelusi 

É preciso crer na palavra de Deus e acima de tudo crer em Deus. A oração tem um poder único de nos reaproximar mais do altíssimo e fazer renascer o sentido da fé. Colocada muitas vezes como “perdida”, a oração também nos proporciona o amor e a esperança. “Em verdade vos declaro tudo o que disser a este monte: Levanta-te e lança-te ao mar, se não duvidar no seu coração, mas disser, obterá esse milagre. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado” (Mc 11,23-24).

Todos temos o poder de orar, pois quando você ora por cura, Deus ouve. E a oração é um motivo de fé. Ao orarmos e nos entregarmos inteiramente pelo que oramos, em ação do Espírito Santo, lançamos nossa fé além do que precisamos. A ação do Espírito Santo é o que nos move e nos reabastece para termos forças, diante as dificuldades. A fé que move montanhas.

Na Bíblia Sagrada há passagens que reafirmam esses conceitos. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1). “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

O crer é saber confiar e não desistir. Deus é o rei dos reis que move céus e terras para trazer a paz espiritual. A vida cristã é resposta ao imenso amor de Deus. Nossa vida precisa de equilíbrio e a fé nos proporciona isso, nos dando forças para enfrentar as batalhas não apenas espirituais, mas reais também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close