A fé é o ato mais nobre que o ser humano pode buscar por sua própria liberdade
Por Beatriz Pavarini, estudante de Jornalismo no UniToledo Araçatuba

A busca pela “FÉ” é constante a todo momento. Em busca de paz, alívio e consolo as pessoas procuram sentindo e forças em algo que lhe traga tranquilidade e conforto. A fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica. A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé. Uma das frases sobre o tema afirma que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. (Hebreus 11:1).
O sentido da Fé
A fé nos motiva buscar forças onde já não conseguimos mais obter, tornando-se algo sobrenatural.

Quando nos deparamos em uma situação vista como sem solução, nos tornamos seres frustrados e sem forças para continuar enfrentando determinadas tempestades. Situações como não poder engravidar, perder um filho para as drogas, a perda de alguém que amamos muito, traição, depressão, falta de perdão, entre outros são elementos que nos levam a um abalo emocional.
Na igreja “Católica Apostólica e Romana”, desde pequenos os filhos de Deus aprendem que a FÉ é o caminho que devemos trilhar para conseguir enfrentar barreiras impostas pela vida. A religião do catolicismo, segundo o Concílio do Vaticano I (1870), definiu a fé nos seguintes termos: “A fé… é uma virtude sobrenatural pela qual, prevenidos e auxiliados pela graça de Deus, cremos como verdadeiro o conteúdo da Revelação, não em virtude da verdade intrínseca (evidência) das proposições reveladas, vistas a luz natural da razão, mas por causa da autoridade de Deus, que não se pode enganar nem pode enganar a nós”. O Concílio do Vaticano II, em 1965, também se pronunciou: “Ao Deus que revela, deve-se a obediência da fé, pela qual o homem livremente se entrega todo a Deus, prestando ao Deus revelador um obséquio pleno do intelecto e da vontade e dando voluntário assentimento à revelação feita por Ele”.
A Fé em expansão
A fé se enquadra em vários aspectos dentro da vida do ser humano, mas todos com o mesmo sentido.

Fé – um dom de Deus: Todos temos dentro de nós o amor, a paixão, bondade, coisas cativantes para o bem e assim é a fé, sendo um dom de Deus, um dom único e especial. Sendo uma virtude sobrenatural precisamente sem explicação, faz o sentimento nos corações estremecerem, uma graça do Espírito Santo. A fé em Deus é uma graça infundida por Ele mesmo, se tornando sobrenatural.

Fé em milagre: Quando se tem fé, e ela se torna maior que tudo, a busca é pelo milagre. Situações complexas colocam a fé do cristão em um formato de “teste”. Um parente próximo sofre um grave acidente e tudo está nas “mãos de Deus”, a família tem fé que tudo vai acabar bem e que o milagre vai acontecer, que vai se salvar e ficar totalmente recuperado. A fé naquele momento é a busca pelo milagre, tendo como intercessão a oração, lhe aproximando ainda mais de Deus.
Fé cristã: O padre Luiz Henrique diz: “Fé, para os cristãos, baseia-se numa pessoa! E quem é essa pessoa? Jesus Cristo! A fé, diga-se de passagem, para o cristão e sobretudo, cristão católico, baseia-se não num livro somente, mas na pessoa de Jesus Cristo, naquilo que ele fez e ensinou. E na promessa que ele nos deixou de nunca nos deixar órfãos, mas caminhar conosco até o fim do mundo”. A fé não é apenas sentir, mas sim, crer.
Ciência e fé: No Catecismo da Igreja Católica, a fé e ciência são explicadas: “Porém, ainda que a fé esteja acima da razão, não poderá jamais haver verdadeira desarmonia entre uma e outra, porquanto o mesmo Deus que revela os mistérios e infunde a fé dotou o espírito humano da luz da razão; e Deus não poderia negar-se a si mesmo, nem a verdade jamais contradizer a verdade. ”

A fé se encontra em muitos aspectos, daquilo que se vê, acredita, procura, se sente, se cria e se estuda. Para cada pessoa a fé se constrói de uma maneira diferente, dando a oportunidade de se fazer novo e recomeçar. Mas, com tudo é necessário que se tenha um reabastecimento, seja com a oração, comunhão, o confiar e acreditar.
“É impossível alimentar a fé e a experiência de Deus em nós sem o batismo no Espírito, sem os exercícios dos carismas, sem a entrega e a total submissão e escravidão ao Espírito Santo. Quanto mais nos aproximarmos do Espírito Santo, mais sadios, fortificados e alimentados na fé seremos”, segundos os estudos da formação da Canção Nova.
A fé através do poder da Oração
A oração proporciona o encontro com a fé, o encontro com Deus.

É preciso crer na palavra de Deus e acima de tudo crer em Deus. A oração tem um poder único de nos reaproximar mais do altíssimo e fazer renascer o sentido da fé. Colocada muitas vezes como “perdida”, a oração também nos proporciona o amor e a esperança. “Em verdade vos declaro tudo o que disser a este monte: Levanta-te e lança-te ao mar, se não duvidar no seu coração, mas disser, obterá esse milagre. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado” (Mc 11,23-24).
Todos temos o poder de orar, pois quando você ora por cura, Deus ouve. E a oração é um motivo de fé. Ao orarmos e nos entregarmos inteiramente pelo que oramos, em ação do Espírito Santo, lançamos nossa fé além do que precisamos. A ação do Espírito Santo é o que nos move e nos reabastece para termos forças, diante as dificuldades. A fé que move montanhas.
Na Bíblia Sagrada há passagens que reafirmam esses conceitos. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1). “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).
O crer é saber confiar e não desistir. Deus é o rei dos reis que move céus e terras para trazer a paz espiritual. A vida cristã é resposta ao imenso amor de Deus. Nossa vida precisa de equilíbrio e a fé nos proporciona isso, nos dando forças para enfrentar as batalhas não apenas espirituais, mas reais também.