Os vilões de J. K. Rowling

Precisamos primeiro compreender quem são esses personagens, para depois entender suas diferenças no mundo mágico da famosa escritora J. K. Rowling, que os criou e deu-lhes a vida na saga de livros e filmes Harry Potter e Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Por Jonathan Alves, estudante de Jornalismo no UniToledo Araçatuba.

Dois seres mágicos diferentes em um mesmo mundo, que vivem em épocas distintas e possuem características maléficas que diferem entre si. São eles Voldemort e Grindewald, dois vilões que utilizam maneiras diferentes de obter aquilo que desejam e alcançar o que almejam.

A história de Lorde Voldemort está na série de Harry Potter, toda sua vida de vilão ganha mais força a partir do nascimento de Harry Potter, que seria a única pessoa capaz de acabar com a sua onda de maldades e por consequência impedir que dominasse o mundo mágico.

Lorde Voldemort e Gellert Grindelwal – Fonte: Warner Bros Pictures

Voldemort

Tom Riddle, ou mais conhecido como Lorde Voldemort, desde o nascimento teve uma vida conturbada e difícil. Seu pai abandonou sua mãe logo após a gravidez, quando descobriu que ela era uma bruxa, pois não conhecia sobre o mundo mágico e pelo fato do mesmo ser trouxa (uma pessoa que não possui magia). Sua mãe morreu logo após o parto e Tom Riddle foi criado desde então em um orfanato. 

De acordo com o site Voldemort Media, Dumbledore o buscou para que fosse estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde ele permaneceu entre 1938 e 1945 como um dos mais brilhantes alunos da casa Sonserina. Lá, descobriu ser o último descendente vivo de Salazar Slytherin, o lendário bruxo criador da casa (por parte de sua mãe).

Enquanto estava na escola, Tom encontrou e abriu a Câmara Secreta, libertando o Basilisco que vivia lá dentro. Devido ao pânico ocasionado pela morte de uma estudante – a Murta – a escola esteve prestes a ser fechada e, para não ter de retornar ao orfanato de trouxas, ele fechou a Câmara e acusou injustamente Hagrid de abri-la. Devido a sua reputação de criar animais grandes e monstruosos, Hagrid foi expulso e Tom recebeu um prêmio por ter salvado a escola.

Ainda jovem, ele retornou a Little Hangleton, a vila onde sua mãe morou, esperando conhecer seu avô materno, Servolo Gaunt, e seu tio, Morfino, que lhe informou da natureza não mágica de Tom Riddle. Tom assassinou seu pai e avôs trouxas e modificou a memória de Morfino Gaunt para que ele pensasse ter cometido os assassinatos. Franco Bryce, jardineiro dos Riddles, foi preso sob a suspeita da polícia trouxa, mas como a causa da morte não pode ser determinada, ele foi liberado, embora fosse considerado culpado pelos outros moradores até sua morte em 1994 pela mão de Rabicho (a mando de Voldemort).

Pós-Escola

Tom Riddle (Lorde Voldemort) jovem em Harry Potter e a Câmara Secreta – Fonte: Warner Bros Pictures

O site “Amino” destaca que após a escola, Tom Riddle passou a trabalhar na Borgin&Burkes. O seu trabalho consistia em fazer as pessoas vender-lhe os seus tesouros. Muitos consideraram um desperdício alguém com o talento de Riddle trabalhar nesta loja, mas lá ele fez muitos contatos. Depois demitiu-se e embrenhou-se nos ramos mais escuros da magia e, por muitos anos, não foi mais visto.

Retorno

Lorde Voldemort após renascer no cemitério, cena do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo – Fonte: Warner Bros Pictures

Quando reapareceu, estava transformado e as habilidades que adquiriu transformaram-no no bruxo mais temido de todos os tempos: Lorde Voldemort. A sua anatomia se modificou aos poucos, tendo ficado completamente diferente: monstruoso, antes bonito, em especial seus olhos negros eram sempre ressaltados, agora eram vermelhos e frios, e no lugar do nariz passou a dispor de fendas como uma serpente. A explicação dessa mudança fica clara: acredita-se estar ligada à prática das Artes das Trevas, com as criações das Horcruxes.

A forma como Voldemort tomou controle do mundo mágico da primeira vez é obscura e desconhecida. Os golpes que ele utilizou e as medidas que tomou são desconhecidos. As menções a essa época classificam somente como sendo terríveis. Alguns personagens até afirmaram que as pessoas se casavam às pressas nessa época (como a senhora e o senhor Weasley), pois todos estavam com medo de morrer.

Profecia

Voldemort é advertido por Severo Snape sobre uma profecia realizada por Sibila Trelawney, na qual o informa de que aquele com o poder de derrotar o Lorde das Trevas estava próximo, nascendo no fim do mês de julho e também viria de uma família que o confrontou três vezes. Havia duas possibilidades: Harry Potter e Neville Longbottom.

Voldemort conclui que o garoto mencionado na profecia é Harry e delibera em assassiná-lo para evitar que ele cresça e o ameace (fazendo-o assim seu próprio e pior inimigo). Voldemort chegou à casa de Tiago e Lílian Potter, até então protegidos pelo Feitiço Fidelius por Pedro Pettigrew, proeminentes membros da Ordem da Fênix e pais de Harry Potter, em Godric’s Hollow. O bruxo das trevas então matou Tiago e deu uma oportunidade de salvação à Lílian, pedindo para ela não ficar em sua frente. Lílian, tentando proteger o seu filho, acaba sendo morta, deixando o caminho de Voldemort livre, porém dando a Harry uma proteção formada de amor que o acompanharia até atingir a maioridade bruxa (17 anos), que estaria guardada dentro de si, no seu próprio sangue. O Lorde das Trevas emprega a maldição Avada Kedavra, uma maldição imperdoável destinada a matar, em Harry, mas devido à proteção estabelecida por Lílian, Harry (a única pessoa a sobreviver à Maldição da Morte) ficou apenas com uma cicatriz em forma de raio em sua testa. O feitiço ricocheteou e de alguma maneira atingiu Voldemort, reduzindo-o a um resto de si quase morto graças às Horcruxes. Ele correu para a noite e não se ouviu mais nada dele por dez anos. 

Batalha com Dumbledore

Confronto mágico entre Alvo Dumbledore e Lorde Voldemort, cena do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix – Fonte: Warner Bros Pictures

Voldemort se fortalece durante estes 10 anos de ausência e tenta, várias vezes, retomar sua antiga forma, mas não tem sucesso. Ele consegue isso após o Torneio Tribruxo, custando a vida de Cedrico Digory.

A volta do bruxo das trevas leva a um duelo entre bruxos, no qual Dumbledore e Voldemort batalharam um contra o outro, mostrando que Dumbledore ainda era tão poderoso quanto Lorde Voldemort. Após um duelo de proporções épicas, que deixou a Fonte dos Irmãos Mágicos em ruínas, a batalha resultou em empate e Voldemort desapareceu levando consigo Belatriz Lestrange. 

Através de uma complexa e bem amarrada trama, J. K. Rowling cria uma saga que prende o leitor e o leva através da busca de Harry pelo desvendamento dos mistérios das horcruxes e das relíquias das mortes.

Grindelwald

A história desse grande Bruxo tem inicio muito antes do mundo mágico conhecer Harry Potter e Voldemort. Suas façanhas se baseiam na historia dos filmes de Animais Fantásticos e Onde Habitam, que têm como personagem principal Newt Scamander, um magizoologista, que anda com uma mala repleta de animais e objetos do mundo mágico, onde deixa alguns desses animais escaparem, causando caos ao ambiente onde se situam.

Animais Fantásticos e Onde Habitam se trata de uma história mais fechada que não tem “conexão” com o mundo de Harry Potter, entretanto traz consigo diversos personagens e ambientes por se tratar de uma história no mesmo mundo.

Gerard Grindelwald nasceu por volta do ano de 1882 e não se tem informações ao certo do local que nasceu, entretanto desde pequeno sempre teve talento para magia e com o tempo se perceberia um talento ainda maior para as Artes das Trevas.

Escola

Gellert Grindelwald em cena de Animais Fantásticos: Os crimes de Grindelwald – Fonte: Warner Bros Pictures

Grindelwald foi aluno de uma das principais escolas de magia do mundo: Instituto Durmstrang. O jovem sempre sentiu um apelo para a magia negra e Durmstrang era o lugar ideal para alguém assim. Ao contrário de Hogwarts, Durmstrang encoraja os seus alunos a estudarem e praticarem as Artes das Trevas, sendo considerada uma disciplina como as outras. Só que até para os padrões de Durmstrang, Grindelwald se excedeu. O jovem foi expulso da escola por praticar experimentos cruéis que afetaram diversos alunos.

Obsessão Pelas Relíquias da Morte

Sempre teve certa obsessão pelo controle e poder em suas mãos, sempre mostrou interesse pelas relíquias da morte, que se tratavam da Varinha das Varinhas (a varinha mais poderosa do mundo magico), da Pedra da Ressureição (que trazia a vida às pessoas que já se foram) e por fim a Capa da Invisibilidade (que escondia quem a possuía); quem tivesse as três relíquias se tornaria do senhor da morte e Grindelwald buscou incessantemente pelas relíquias para se tornar o bruxo mais poderoso do mundo.

Dumbledore une-se a Grindelwald

Alvo Dumbledore jovem e Gellert Grindelwald em Animais Fantásticos : os crimes de Grindelwald – Fonte: Warner Bros Pictures

Dumbledore viu Grindelwald como igual e tornaram-se inseparáveis, compartilhando a mesma obsessão pelas Relíquias da Morte. Quando Grindelwald contou a Dumbledore sobre os seus planos de dominação dos bruxos sobre os trouxas – um plano que ele chamou de ‘Para o bem maior’ – Albus Dumbledore começou a ficar fascinado pela forma de pensar de Grindelwald.

Uma dramática luta entre Abeforth, Grindelwald e Albus acabou em tragédia quando Ariana morreu no fogo cruzado. A amizade de Albus e Grindelwald acabou. Grindelwald foi embora e Aberforth quebrou o nariz de Albus em frente ao túmulo de sua irmã.

Pose da Varinha das Varinhas

Grindelwald em posse da varinha mais poderosa, cena do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte parte I – Fonte: Warner Bros Pictures

Grindelwald investigou as Relíquias da Morte e descobriu a localização da Varinha das Varinhas. Circulavam rumores de que o renomado fabricante de varinhas Mykew Gregorovitch estava de posse da varinha e tentava duplicar suas propriedades. Grindelwald invadiu a oficina de Gregorovitch, ficou à espera do fabricante de varinhas, surpreendeu-o e roubou a varinha, tornando-se assim seu novo mestre. 

Após obter a Varinha das Varinhas, Grindewald começou a reunir e conquistar seguidores para sua causa, ou seja, o domínio do mundo mágico e por ocasião do mundo dos trouxas. Seus seguidores juntamente com ele ocasionaram diversos problemas e destruições em toda Europa, o que gerou um caos no mundo mágico e até no mundo dos trouxas e podendo gerar uma guerra futuramente.

Único que poderia derrotá-lo

Alvo Dumbledore e Grindelwald em cena do filme Animais Fantásticos: os crimes de Grindelwald – Fonte: Warner Bros Pictures

Os relatos do terror provocado por Grindelwald tinham chegado a um ponto onde nem mesmo os britânicos podiam continuar desviando o olhar. O consenso geral era de que apenas um homem poderia travar o vilão: Alvo Dumbledore.

Durante muitos anos, Alvo negou ir encontrar Gerardo, com medo que ele revelasse que tinha sido o feitiço de Dumbledore que matou Ariana(irmã de Dumbledore). A culpa corroía o coração de Alvo e ele temia não conseguir enfrentar a verdade.

Dumbledore escutou finalmente os pedidos de ajuda daqueles que sofriam e confrontou Grindelwald. O duelo foi um dos maiores eventos do século XX na comunidade feiticeira, com relatos descrevendo o acontecimento como “o maior duelo de todos os tempos entre feiticeiros”.

Alvo venceu e a Varinha das Varinhas ficou em sua posse. Grindelwald foi julgado no seu país e sentenciado com prisão perpétua, pena que cumpriria em Nurmengrad (própria prisão que havia criado para seus inimigos, onde ninguém e nem mesmo ele conseguiam penetrar).

Morte na Prisão

Encontro de Voldemort e Grindelwald na prisão, cena do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte parte I – Fonte: Warner Bros Pictures

Voldemort queria conseguir a famosa Varinha das Varinhas quando descobriu o seu real poder diante de qualquer bruxo e que sua vitória seria mais que certa. Procurou por informações sobre o paradeiro da Varinha e descobriu que seu último dono havia sido Gerard Grindelwald.

Penetrou na prisão de Nurmengard, onde estava Grindewald,  para interrogarar sobre onde estaria a Varinha mais poderosa do mundo. O bruxo Grindewald recebeu a Voldemort depois de tantos anos na prisão com um leve sorriso e destacou sarcasmo em suas repostas para Voldemort, sem nenhuma aparência de medo perante o vilão mais temido da época.

Segundo o site “Harry Potter Wiki”, Grindelwald se recusou a dizer a localização da Varinha Ancestral. Ele também disse a ele que ele nunca seria capaz de dominá-la. Voldemort matou Grindelwald, furioso com a sua incapacidade de obter informações do antigo mestre da Varinha Ancestral.

Opinião de Fãs

Esse mundo mágico que  J. K. Rowling criou ganhou milhares de amantes e fãs por todo mundo, não somente na saga Harry Potter, mas em Animais Fantásticos também, por se passar em uma época antes da história de Harry Potter.

Diversas foram as teorias criadas sobre os livros, ainda mais sobre os personagens, suas possíveis histórias, suas biografias e, sobretudo suas personalidades.

Alguns fãs foram entrevistados para que explicassem sobre as diferenças dos dois maiores vilões do mundo mágico

Erik Lopes:

“Grindelwald era um bruxo das trevas com obsessões pelas Relíquias da Morte, ele também queria muito conquistar o mundo todo e quase conseguiu , Grindelwald também nos duelo se destacavam bem mas que o Lord, o Grindewald  também era bem mais inteligente com suas maldições mortal, Voldemort, por exemplo, é rodeado de seus já conhecidos Comensais da Morte, acompanhantes estes que o seguem não por lealdade, mas sim por medo”.

Mariana Nunes:

“Voldemort quer destruir o “lado bom” pra poder ficar com todas as Horcruxes e reinar nas trevas então qualquer criação que tiver depois vai ser com o ensinamento das trevas,já Grindelwald quer dominar o mundo bruxo em vez de eliminar, meio que fazer todo mundo de refém e fazer seguir suas “regras”.

Carol Costa:

“Grindewald conquistava através da persuasão e respeito, mas todo mundo temia e tinham pavor de Lorde Voldemort, partindo disso podemos entender que o medo é muito maior que qualquer coisa.

Renata Pardo

 Na minha visão, Voldemort era tão amado por todos, mesmo sendo vilão, porque o jeito dele de ir e ‘tô nem aí vou ir contra todos mesmo. Acho que era essa audácia dele que cativava tantas pessoas, mesmo que  essa audácia tenha o destruído no fim. 

 Já o Grindelwald o objetivo dele era algo social vamos dizer assim. Ele não queria que o mundo bruxo se escondesse do mundo dos trouxas. E ele queria usar o mal para o mundo bruxo ficar conhecido.

Fãs:

Diversos fãs entrevistados disseram que o medo prevalecia sobre o poder de Lorde Voldemort e a comunicação persuasiva de Grindelwald conquistava a confiança de seus adeptos e seguidores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close