Atividade física é importante, mas e na quarentena?

Com o fechamento das academias por conta do novo vírus do Coronavírus (COVID-19), a maioria dos praticantes de condicionamento físico está buscando alternativas para prática em suas casas. Uma das dicas para se manter ativo nesta fase de afastamento social é acompanhar especialistas na área pelas mídias sociais.

Muitas celebridades do universo fitness possuem milhões de seguidores no Facebook, Youtube ou Instagram. E por meio destes canais elas disponibilizam conteúdos que ensinam a fazer exercícios durante a rotina doméstica, das mais variadas formas. Listamos aqui alguns nomes famosos para você dar uma olhada e iniciar sua rotina de exercícios de quarentena.

Os mais acessados são:

Exercícios e expectativa de vida

A expectativa de vida no Brasil chegou a 76 anos, de acordo com a projeção de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o maior desafio das atuais gerações é alcançar a longevidade com qualidade de vida. Uma série de hábitos positivos pode colaborar para uma terceira idade saudável, e um deles é a prática regular de atividades físicas.

Recomenda-se que a prática de exercícios físicos esteja na rotina de pessoas de qualquer idade, uma vez que os exercícios vão refletir na qualidade de vida e no envelhecimento ativo. E vale lembrar que os benefícios não são apenas físicos, mas também psicológicos e sociais, uma vez que também podem influenciar na autoestima do idoso.

De acordo com o preparador físico e professor do Centro Universitário Toledo, Thiago Zambon, os benefícios são: reduz o risco de doenças cardíacas, infartos, acidente vascular cerebral (AVC), redução da gordura corporal, melhora a qualidade do sono, fortalece o sistema imunológico, além de promover o bem-estar e a autoestima.

Exercícios em família. Foto: Banco de Imagens Gratuitas

Exercícios do 0 aos 15 anos

IDADE            ATIVIDADE FÍSICA IDEAL
  0 a 1 anoBrincar ao ar livre, correr, saltar, pular, brincar de pular corda para ajudar no desenvolvimento motor da criança.
  2 a 3 anosAté 1 hora e meia de atividade física por dia, como por exemplo: aulas de natação, ballet, lutas marciais, jogos com bolas.
  4 a 5 anosPode fazer até 2 horas de atividade física por dia, sendo 1 hora de exercícios planejados em aulas e mais 1 hora brincando ao ar livre.
  6 a 10 anosPodem começar a competir como atletas mirins. Devem fazer, pelos menos, 1 hora de atividade física por dia mais não devem ficar parados mais de 2 horas. Pode-se fazer períodos de 3x de 20 minutos de cada atividade, como jogos, andar de bicicletas, pular corda, natação.
   11 a 15 anosJá pode fazer mais de 1 hora por dia, e já podem competir como atletas. A musculação já pode ser recomendada, mas sem peso excessivo.

Fontes: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Thiago Zambon ( Educador Físico e Professor do Centro Universitário Unitoledo).

Por Lucas Maia, 3º semestre de Jornalismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close