Em período de quarentena, pessoas relatam como é manter a rotina

Por Amanda Oliveira e Nathyele Guimarães, estudantes de Jornalismo no UniToledo Araçatuba.

Diante da pandemia do corona vírus, países têm determinado quarentena para frear uma maior disseminação da doença. No Brasil, por exemplo, alguns estados já decretaram o isolamento social; muitas cidades do interior fecharam o comércio, deixando somente os serviços essenciais em funcionamento além disso, pediram para que as pessoas fiquem em suas casas como medida de prevenção, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Fonte: Ministério da Saúde Brasil.

Foi adotado por muitas empresas o trabalho feito em casa, conhecido como home office, uma maneira de evitar aglomeração de funcionários. Mas, infelizmente, parte da população brasileira não poderá continuar trabalhando em casa durante a quarentena determinada, por medidas que foram tomadas pelas empresas em que trabalham. Várias atividades dependem de deslocamentos e são importantes para manter a sociedade organizada, com abastecimento e serviços fundamentais.

Aparecido Donizeti Cruz, 46 anos, mora na cidade de Bilac, São Paulo, e trabalha como motorista de empresa do setor alimentício. Segundo ele, estão trabalhando normalmente durante a pandemia, vendendo e fazendo entregas. A companhia em pede para que seus funcionários se cuidem, pois muitos viajam e dormem fora pelo menos por um dia durante a semana.

“Está complicado essa quarentena, dá medo. Muitos lugares fechados e estamos vendendo pouco. Esse sábado mesmo nós nem fomos trabalhar”, diz Cruz.

Saúde dos clientes 

Caroline da Silva, 19 anos, moradora da cidade de Bilac, trabalha na área da beleza; ela é sócia em um salão, onde atua como manicure. Caroline relata que ela e sua associada pensam primeiro, na saúde de suas clientes, fazendo cada uma sua parte para melhorias.

A respeito da quarentena, Caroline diz que:

“É uma fase que temos que passar para que nossa saúde seja preservada, uma medida preventiva”.

Ela cancelou seus atendimentos por 15 dias e atenderá apenas aos finais de semana.

Uma das suas formas de prevenção é manter o local em que atende higienizado. Sempre disponibilizando álcool em gel para suas clientes. Além disso, evita aglomerações no salão.

Jeane Alves da Silva, 39 anos, trabalha em uma rede de supermercados na cidade de Birigui, São Paulo. Ela trabalha no setor da confeitaria e conta que o cuidado tem sido redobrado. A empresa tem tomado várias medidas de segurança, além de higienizar os carrinhos que os clientes usam.

Organizaram novas escalas para os funcionários, além de distribuir máscaras, luvas e o álcool em gel à todos. A empresa está permitindo apenas a entrada de uma pessoa por família em suas unidades.

“A gente se preocupa por ser uma pandemia e se cuida ao extremo para que não sejamos atingidos por ela. Minhas filhas estão seguindo a quarentena com muito cuidado, higienizando a casa toda com álcool em gel, lavando as mãos, e eu sigo trabalhando. Acho muito importante todo o cuidado que está sendo tomado, a paralisação esta sendo feita por aqueles que podem cumpri-la, porém há pessoas que precisam trabalhar. A indicação é de que tome todo o cuidado possível. Por mais tedioso que seja ficar em casa, esse é o cuidado necessário para que todos fiquem bem e que essa pandemia logo cesse”, relata Jeane.

Para prevenir-se em época de coronavírus, deixamos algumas dicas para melhorar o dia a dia de todos:

Fonte: Ministério da Saúde Brasil.

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close