Quarentena: dicas de exercícios para fazer em casa

Por Amanda Trindade, estudante de Jornalismo no UniToledo Araçatuba

A pandemia do novo Coronavírus está mudando a rotina de muitas pessoas. Com o isolamento social, estabelecimentos comerciais não essenciais estão fechados, inclusive as academias. Idosos e outros grupos de risco devem evitar sair de casa.

O estudante Luís Henrique Carvalho, do último semestre de Educação Física, dá dicas de exercícios físicos simples para fazer em casa, adquirindo resistência sem se expor.

Confira os vídeos a seguir:

  1. Agachamento

O agachamento melhora o condicionamento físico, fortalecimento do abdômen, fortalecimento e hipertrofia das pernas, diminuição dos riscos de problemas na coluna. Para realizar o exercício, você precisa separar os pés na largura do quadril e colocar os braços para frente, flexione os joelhos e agache, faça três séries de 20 agachamentos com 30 segundos de intervalo entre uma série e outra.

  • Afundo

O afundo ajuda no fortalecimento das musculaturas das pernas e glúteo, ativa também os músculos do core, e melhora coordenação. Fique com as pernas posicionadas paralelamente uma da outra e levemente afastadas, coloque a mão no quadril, dê um passo para a frente com o pé direito e deixe o pé esquerdo ligeiramente para cima, dobre os dois joelhos ao mesmo tempo, mantenha a coluna ereta e o abdômen contraído como na imagem a abaixo. Faça a repetição dessa atividade umas 20 vezes em cada.

  • Abdominal prancha

O abdominal prancha fortalece a musculatura do core, os músculos do abdômen e da região lombar que estabilizam a coluna, melhora da postura e o equilíbrio. Apoie os cotovelos e antebraços no chão e alinhe ao ombro, apoie a ponta dos pés no chão e alinhe aos cotovelos. Você deve ficar com o corpo ereto e contrair o abdômen, fique nessa posição por 15 segundos e repita pelo menos umas três vezes.

  • Flexão de braços

Flexão de braços é o aumento da força e hipertrofia, fortalecimento dos músculos do peitoral, ombros, tríceps e core, aumento do gasto calórico. Faça a posição de prancha como na imagem abaixo, estique e posicione os braços a uma distância levemente superior à largura dos ombros, deixe os pés juntos e o joelho encostado no chão. Desça o tronco até que o peitoral quase toque o chão e depois volte para a posição de início. Faça três séries de 20, com o tempo de pausa de 30 segundos.

  • Burpee

O burpee melhora o condicionamento físico e resistência cardiorrespiratória, aumento do gasto calórico e fortalecimento de músculos do corpo todo. Em pé, com as pernas afastadas na lateral do quadril, flexione os joelhos e agache. Apoie as mãos no chão e “jogue” os pés para trás, ficando em posição de flexão de braços. Volte e estenda o corpo, dando um salto para cima com as mãos estendidas acima da cabeça. Repita o movimento de forma contínua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close