Friends: 25 anos de história

A série que completou um quarto de século tem detalhes que você nunca percebeu

Por Mariana Navarro, estudante de Jornalismo no UniToledo de Araçatuba

Você já deve ter ouvido falar sobre Friends em algum momento da sua vida, série que conta com 10 temporadas e estreou no dia 22 de setembro de 1994. Para comemorar o aniversário de 25 anos, alguns cinemas – inclusive no Brasil – promoveram a exibição dos episódios mais icônicos. Foram eles: ‘Piloto‘, ‘Aquele do Blackout‘, ‘Aquele do Nascimento‘, ‘Aquele em que o Ross Descobre’, ‘Aquele com o Vídeo de Formatura‘, ‘Aquele em que Ninguém Está Pronto‘, ‘Aquele dos Embriões‘ e depois ‘Aquele da Manhã Seguinte‘, ‘Aquele do Chandler na Caixa‘, ‘Aquele do Casamento do Ross Parte 1‘, ‘Aquele em que Todos Descobrem‘ e ‘Aquele em que Ross Fica Doidão‘.

VÍDEO: YouTube

A sitcom gira em torno da vida de seis amigos: Rachel, Mônica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross. Mas você sabia que a ideia inicial seria ter somente quatro amigos? Pois é, a princípio o elenco contaria somente com: Monica, Ross, Joey e Rachel. Então, que tal conhecer mais afundo os personagens que ganharam o coração de muita gente ao redor do mundo?

GIF: GIPHY

Rachel Green (Jennifer Aniston)

FOTO: Pinterest

No início da série Rachel é uma mulher rica e mimada que, após abandonar o noivo no altar, foi morar no apartamento de Mônica, uma amiga do colegial. O primeiro trabalho de Rachel foi como garçonete no café Central Perk, ponto de encontro dos amigos. Apesar de ser inicialmente dependente da família, durante o seriado amadurece e passa a ser uma mulher independente. Além disso, ela vive um romance complicado com Ross.

GIF: GIPHY

Monica Geller (Courteney Cox)

FOTO: Pinterest

Monica é irmã de Ross e chef de cozinha. Uma de suas principais características é a obsessão compulsiva por limpeza e seu espírito competitivo. Durante a adolescência, era obesa, o que é motivo de lembranças ruins e neuroses. Seu apartamento é um dos locais de encontro dos personagens. Apesar dos defeitos, ela é a anfitriã-mor da série.

GIF: GIPHY

Phoebe Buffay (Lisa Kudrow)

FOTO: Pinterest

Phoebe saiu de casa aos 14 anos, e esteve em situação de rua. Excêntrica e vegetariana, sua mãe se suicidou, e seu pai abandonou a família. Ela e sua irmã gêmea, Ursula, se odeiam, o que muitas vezes se torna engraçado. Trabalha como musicista e massagista. Figura “folclórica”, é ao mesmo tempo sensata e “passada”.

GIF: GIPHY
VÍDEO: YouTube

Joey Tribbiani (Matt LeBlanc)

FOTO: Pinterest

Joey é o galã da série. Ele é um ator que se torna “famoso” por seu papel na telenovela Days of our Lives como doutor Drake Ramoray. Tornou-se companheiro de quarto de Chandler. Suas características são raciocínio lento, fome enorme e adoração por pizza e sanduíches. Tenta conquistar toda mulher que aparece em sua frente com sua famosa frase “How you doing?, uma forma descontraída de dizer “Como vai” em inglês.

GIF: GIPHY

Chandler Bing (Matthew Perry)

FOTO: Pinterest

Chandler é o mais cômico dos personagens, e conhecido por seu humor sarcástico. É sempre questionado sobre sua sexualidade e tem um pai travesti, o que aumenta ainda mais os rumores sobre sua possível homossexualidade. Sua mãe é uma famosa escritora de romances adultos.

GIF: GIPHY

Ross Geller (David Schwimmer)

FOTO: Pinterest

Ross, irmão mais velho de Mônica, é um paleontólogo que ama dinossauros e que se divorciou três vezes durante o seriado. Ele é muito inteligente e apaixonado por Rachel desde o colegial.

GIF: GIPHY

Agora que já conhecemos o elenco principal, que tal algumas curiosidades?

Segundo os criadores da série David Crane e Marta Kauffman, o Central Perk – café onde os amigos se encontram durante as 10 temporadas – era para ser chamado de Insomnia Café. E não foi só o café que mudou de nome não. Quando o primeiro episódio da sitcom foi vendido, a série se chamava “Friends Like Us” e chegou a levar o nome de “Six of One” também, mas, na estreia do show, em 22 de setembro de 1994, a série foi ao ar como “Friends”.

FOTO: Pinterest

Outra coisa curiosa é a relação da atriz Lisa Kudrow com o violão. A atriz que interpreta Phoebe na verdade nunca gostou de tocar o instrumento, seu jeito desajeitado de dedilhar as cordas acabou se tornando uma característica da personagem.

Acredito que você nunca tenha reparado, mas o apartamento da Monica era o número 5, mas depois de os produtores perceberam que não fazia sentido ela morar no número 5 e subir vários lances de escadas, a numeração foi alterada e Mônica passou a morar no número 20. Consequentemente o apartamento de Chandler também mudou de 4 para 19.

FOTO: Pinterest

Uma curiosidade não tão legal é sobre o ator Matthew Perry, que enfrentou problemas de saúde durante as gravações. Ele precisou participar de um programa de reabilitação para se livrar do vício em drogas e álcool e sempre recebeu apoio dos amigos durante as gravações.

Um dos personagens que também ganhou o coração de muita gente foi o Gunther, interpretado por James Michael Tyler. Mas o barista do Central Perk – que era obcecado por Rachel – a princípio seria só um figurante na série.

GIF: GIPHY

Voltando às mudanças ao longo da série, essa acontece bem no comecinho. Pouca gente reparou, mas a atriz que fazia a Carol, a ex-esposa de Ross, mudou durante a série. Na primeira aparição, a personagem foi interpretada por Anita Barone, e depois foi substituída por Jane Sibbett.

Já reparou na “lousinha mágica” atrás da porta do apartamento de Joey e Chandler? Em cada episódio tinha um desenho ou frase relacionado aos acontecimentos do dia escrita nela.

O afeto entre os personagens sempre foi muito evidente. Prova disso é que todos os protagonistas se beijaram em algum momento da série, mesmo que tenham sido beijinhos mais curtos nos episódios em que eles exploram realidades alternativas.

FOTO: Pinterest

Incômodo para alguns e cômico para outros, as risadas que ouvimos durante a série são reais. Os episódios eram gravados com uma plateia de verdade, exceto os que precisavam de maior concentração dos personagens ou que continham um desfecho inesperado.

Outra coisa que desperta a curiosidade é: como o sofá laranja estava sempre disponível para os amigos? É que ele estava sempre reservado e a placa pode ser vista em cima da mesa em frente ao sofá.

Foto: Reprodução/Warner

Participações especiais

Em 10 episódios muita gente deu uma rápida passadinha pelo elenco. Que tal relembrar alguns desses atores?

Jean Claude Van Damme: aparece na primeira temporada

VÍDEO: YouTube

Alec Baldwin: ele viveu um dos namorados (odiados por todos) da personagem Phoebe na série.

VÍDEO: YouTube

Ben Stiller: ele interpretou um namorado da Rachel em um episódio.

GIF: GIPHY

Brad Pitt: na época o ator namorava Jennifer Aniston e participou em um dos memoráveis episódios de Ação de Graças.

VÍDEO: YouTube

Julia Roberts: uma ex-colega de escola do personagem Chandler.

VÍDEO: YouTube

Bruce Willis: aparece na série como o pai de uma das namoradas do personagem Ross.

VÍDEO: YouTube

Charlie Sheen: ele foi um dos namorados de Phoebe.

VÍDEO: YouTube

Sean Penn: vive um romance com as gêmeas Phoebe e Úrsula.

VÍDEO: YouTube

Isabella Rossellini: a atriz interpretou a si mesma em uma breve aparição no episódio da lista de mulheres com quem os personagens sairiam.

VÍDEO: YouTube

Winona Ryder: interpretou uma ex-colega da personagem Rachel, que se declarou para ela durante um jantar.

VÍDEO: YouTube

Reese Witherspoon, uma das irmãs mimadas de Rachel.

VÍDEO: YouTube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close