K-pop: gênero musical que conquistou milhares de fãs

Por Tatiane Ramos, estudante de Jornalismo no UniToledo Araçatuba

Agora vamos falar sobre o gênero musical que começou a ser conhecido ainda nos anos 1990, o fenômeno Hallyu ou onda coreana. Ele não se limita apenas à música pop, e sim apresenta diversos gêneros, como, hip-hop, dance- pop, baladas, entre outros, conquistando muitos jovens. Os grupos são conhecidos por suas danças, figurinos, pois não é todo mundo que consegue cantar e dançar ao mesmo tempo.

K-pop é musica popular sul-coreana, trata-se de grupos acima de quatro integrantes chegando até doze membros, tanto do gênero masculino quanto feminino. Existem mais de 240 grupos formados, dentre eles destacam-se BTS, EXO, Blackpink e os grupos mais antigos, como Super Junior e Girls’ Generation.

Com todo o sucesso, é importante citar o mérito do hit “Gangnam Style”, do cantor Psy, que estourou em 2012 e através desse fenômeno o K-pop deixou de ser conhecido por grupos pequenos e passou a ser um sucesso por todo o mundo.

A formação de novos grupos da indústria K-pop são realizados da seguinte maneira: primeiramente é realizado um processo seletivo, selecionando os melhores perfis, em seguida, após a finalização das audições, os grupos são formados e, por fim, iniciam-se os treinamentos, que exigem muita dedicação por anos.

Gangnam Style

Em 2012 o hit “Gangnam Style” conquistou o mundo, tornou-se o mais visto no youtube, sendo o primeiro vídeo bater um bilhão de visualizações. Logo, a partir desse sucesso a cultura K-pop cresceu cada vez mais, conquistando milhares de fãs por todo o mundo. O cantor PSY, nome artístico, tem como nome verdadeiro Park Jae-Sang, e a música conquistou muitos prêmios e foi reconhecida pelo Guinnes World Records.

VÍDEO: YouTube

BTS

Foto: Reprodução/Instagram

É o maior fenômeno mundial nos últimos tempos, conhecido pelos fãs como “army”. O grupo surgiu em 2013 e arrasta milhares de fãs pelo mundo, principalmente no Brasil, onde vieram duas vezes: em 2019 o grupo fez uma turnê pelo Brasil, com um show para mais de 1.500 pessoas e os ingressos foram esgotados em instantes. Atualmente o grupo tem sete integrantes e em 2018 eles ganharam o Grammy. BTS é formado por Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook.

VÍDEO: YouTube

Blackpink

FOTO: Pinterest

O grupo se formou em 2016 e suas integrantes são Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa. Com três anos de estrada já conquistaram muitas coisas, como o primeiro grupo K- pop a se apresentar no Festival Cochella, sendo consideras a revolução na indústria K-pop.

VÍDEO: YouTube

EXO

REPRODUÇÃO: Web

O grupo é formado por 9 integrantes, sendo uma das maiores boybands do mundo. Já venceram vários prêmios, como da Forbes Korea. EXO é um grupo gigante no K-pop e foi formado em 2011. O nomes artísticos dos integrantes do grupo são Park Chan-yeol, D.O., Sehun, Xiumin, Lay, Chen, BaekHung, Suho, Kai.

VÍDEO: YouTube

Super Junior

FONTE: All k-POP

Diferente de outros grupos que foram falados, Super Junior é conhecido como “SUJU e SJ”. Surgiu em 2005 e só começou a fazer sucesso quando lançaram um álbum em 2006. O grupo tinha 15 integrantes, em seguida ficaram com apenas 13 integrantes, e foi o primeiro a realizar shows por toda região e países, incluindo o Brasil em 2013.

Umas das curiosidades é que eles fazem rodízios na hora de fazerem as apresentações e percebemos que nem todos participam em clipes. Dentro do grupo existiam subgrupos. Atualmente, tem nove integrantes: Lee Teuk, Hee Chul, Yesung, Shindong, Eunhyunk, Donghae, Shiwon, Ryeowook e Kyuhyun.

VÍDEO: YouTube

Girls’Generation

REPRODUÇÃO: Web

Teve sua estréia em 2007 e é um dos maiores grupos formados na época, sendo uma lenda no K-pop. Em 2009, começou a ganhar mais popularidade, recebendo muitos prêmios. Elas são uma inspiração para a nova geração. As integrantes são Im Yoon-ah, Kim Tae-Yeo, Jessica Jung, Choi Soo-Young, Kwon Yu-ri, Tiffany Young, Seohung, Sunny e Kim Yeo-Yeo, e hoje as garotas são focadas em carreira solo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close