Entendendo a Felicidade

Por Jonathan Alves,aluno de Jornalismo do Unitoledo.

O que é Felicidade? Podemos reformular a pergunta para não ficar tão complexo: o que te faz feliz?
Diversas são as possibilidades de respostas diante desse tema tão abrangente. Algumas pessoas ficam felizes ao dormir, outras por trabalharem ou até por receberem uma mensagem nas redes sociais. A felicidade é um tema intrigante e que deve ser bem aprofundado.

Agora busquemos momentos que trouxeram realmente uma felicidade em nossas vidas. Não parece difícil se lembrar, não é mesmo? Agora pense na felicidade diária que possuímos. Fácil também, não é? A felicidade não ocorre toda hora; o que você possui é uma alegria momentânea, pois felicidade é algo finito que ocorre nos momentos de maior plenitude em nossas vidas. “Nós só percebemos a Felicidade por que ela não é contínua”, diz o Filósofo Mario Sérgio Cortella, que responde essa questão da percepção da felicidade.

Mario Sérgio Cortella em entrevista para o canal Eu Maior – Youtube

No filme À Procura da Felicidade, Gardner (interpretado por Will Smith) sofre sérios problemas financeiros e busca incansavelmente vender seus equipamentos, mesmo que sem resultados. Gardner chega a aceitar um trabalho em uma corretora sem ganhar salário, confiante que no futuro será contratado. Seu objetivo é estabilizar sua vida financeira e dar uma vida digna para ele e seu filho.

Trecho do filme À Procura da Felicidade: Gardner é contratado na corretora e narra que aquela pequena parte da sua vida se chamava Felicidade.
Fonte: Overbrook Entertainment.

Essa cena do filme mostra que a felicidade não só foi ter sido contratado, mas enfatiza a felicidade dele em não ter desistido, não ter desanimado mesmo que aparecessem os obstáculos e ter conquistado o que desejava desde o começo: seu emprego e, assim, sua felicidade.

Cena do Filme Up: Altas Aventuras – Carl e Ellie felizes em sua casa.
Fonte: Pixar Animation Studios.

Em Up: Altas aventuras, Carl e Ellie se conhecem quando crianças, criam um maravilhoso laço de amizade e no decorrer de suas vidas se relacionam, casam e vivem juntos. Para Carl, a sua maior felicidade era Ellie, que infelizmente faleceu. Após sua morte, o comportamento dele se altera drasticamente para uma pessoa fria e amarga, já não possuía mais a felicidade que sempre obteve ao lado de Ellie, que proporcionou momentos inesquecíveis em sua vida.

Cenas do filme Up: Altas Aventuras, que mostram a trajetória de vida de Carl e Ellie.
Fonte: Pixar Animation Studios.

Podemos pensar na felicidade como algo temporário, um sentimento finito que não ocorre de uma hora para outra, mas que são momentos únicos em nossas vidas que percebemos por serem diferentes e não ocorrerem rapidamente. No dicionário, felicidade é um estado feliz, uma consciência plenamente satisfeita ou até mesmo um bem-estar.

Há quem diga que a felicidade só acontece após se obter a liberdade, mas que tipo de liberdade seria essa? Essa liberdade diz respeito a você se libertar das suas próprias correntes, se deixar conhecer o mundo, se libertar dos medos e fobias que possui, se livrar dos impedimentos que impossibilitam de viver plenamente uma vida feliz.

Esse texto não foi para que você, leitor, defina o que é felicidade, mas para compreender que ela pode ser encontrada em qualquer momento, situação e com qualquer pessoa e nessa mesma intensidade ela pode desaparecer. Precisamos entender que a felicidade depende unicamente de nossas ações e das possíveis consequências que irão acontecer no futuro ou mesmo no presente.

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, o professor Dumbledore (diretor da escola de magia e bruxaria de Hogwarts) deixa uma dica e que servirá muito para aqueles que não conseguem encontrar a felicidade, mesmo tendo procurado muito por ela:

“Podemos encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se nos lembrarmos de acender a luz”.

Cena do Filme Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban. Professor Dumbledore falando com os alunos e citando a frase acima. Fonte: Warner Bros Pictures.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close