Proteger as crianças de hoje é garantir um futuro melhor para o adulto de amanhã.
Por Verônica Martin, estudante do 5º semestre de Jornalismo no UniToledo Araçatuba
Segundo o Boletim Epidemiológico 2018 – Ministério da Saúde, no intervalo de 2011 e 2017 ocorreram 141.105 mil casos de violência contra crianças e adolescentes. A campanha “Maio Laranja”, sem fins lucrativos, busca dar voz e apoio para crianças e adolescentes que sofrem abusos e exploração sexual.
A campanha têm ganhado força e espaço na internet, principalmente no Instagram. Com mais de 60 mil seguidores, a página faz uma prestação de serviço e empenha-se para a conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil. Por diversos fatores, crianças e adolescentes acabam não reportando os abusos, mas demonstram de diversas formas, e para ajudar o Instagram da campanha forneceu 9 sinais de possíveis casos de abuso:
Você sabia que nem todo abuso envolve contato físico?
Na página oficial da campanha, eles também informam as diferentes manifestações de abuso sexual infantil, são elas:
Assédio Sexual

Abuso sexual verbal

Telefonemas Obscenos

Exibicionismo

Voyeurismo

Grooming

DENUNCIE
Se você presenciou ou tem conhecimento de uma criança ou adolescente que possa ter enfrentando ou enfrenta algum tipo de abuso, não perca tempo, existem vários canais para denunciar. Disque 100, ouvidoria.mdh.gov.br e o aplicativo Direitos Humanos Brasil.
Você também pode ajudar a causa
A campanha está ganhando força e espaço, influencers e cantoras estão colaborando como podem e você também pode ajudar a divulgar:
- Altere sua foto de perfil
- Compartilhe o conteúdo da página
- Siga a página