Tudo, menos ficar parado

Estamos passando por um novo obstáculo: o coronavírus, e como toda situação podemos tirar o lado bom, agora pode ser a hora perfeita de começar a se exercitar

Por Ariane Mantovani, estudante de Jornalismo no Unitoledo Araçatuba

Já faz dois meses que estamos vivendo o período de isolamento social e é necessário ficar em casa para se proteger. Agora é preciso inovar para manter em dia atividades que fazíamos para melhorar nossa saúde. Ou quem sabe iniciar novos hábitos que poderemos levar conosco após esse período. Afinal, não podemos sair desta quarentena do mesmo jeito que entramos, precisamos aprender a sentir mais, mais empatia, mais respeito e mais cuidado, precisamos sair melhores e dando valor a saúde e aos hábitos saudáveis.

É difícil estar em casa, algumas pessoas estão trabalhando mais do que trabalhavam antes disso tudo. Muitos de nós precisam lidar com o trabalho e com o estudo dos filhos que também está sendo feito remotamente. Junto com tudo isso, precisamos cuidar da casa, brincar com o cachorro, dormir bem e se alimentar direito. Mas tirar um tempinho para praticar exercícios físicos pode ser o divisor de águas, para distração, para bem estar, para tirar todos os obstáculos da mente e liberar um pouco de endorfina – um hormônio capaz de controlar a ansiedade e diminuir o estresse.

Podemos utilizar este momento para aflorar a criatividade: ler, escrever, tricotar, bordar, produzir artesanatos, cantar, aprender a tocar um novo instrumento, um novo hobby, uma nova receita. São tantas maneiras de aliviar um pouco o peso dos dias e das preocupações. Pensando nisso, selecionamos alguns meios e canais para iniciar uma nova atividade física, o que irá melhorar a flexibilidade, a força muscular, fortalecer os ossos e as articulações, desenvolver habilidades psicomotoras e aumentar a imunidade.

Fonte: Getty Images

Treinos virtuais

O Sesc lançou uma série de treinos virtuais. As aulas são sequenciais e ministradas por instrutores da equipe esportiva da instituição. No Sesc Birigui, as aulas são gravadas com antecedência e os vídeos ficam disponíveis no perfil do Instagram e no YouTube da unidade. São, em média, três aulas por semana, indicadas para todos os níveis de condicionamento físico. Nos vídeos são apresentados exercícios para diversas áreas do corpo, como também adaptações para quem quer iniciar as atividades físicas agora.

A educadora físico-esportivo do Sesc Birigui, Alline Pinheiro, produziu um dos primeiros vídeos da série, com exercícios para iniciantes e com materiais que podem ser encontrados em casa. Não há desculpa, é possível se exercitar, mesmo aqueles que não possuíam esse hábito. Diversos vídeos com os mais variados exercícios estão disponíveis no canal: fortalecimento de joelho, circuito cardio, exercícios de flexibilidade, ginástica com os pequenos, entre outros que você pode conferir.

Exercícios para iniciantes – Sesc Birigui

Quem dança seus males espanta

Outra alternativa é a dança e essa é uma atividade que pode ser feita por toda a família. Naquele momento em que você já não sabe mais como distrair os pequenos, pode ser a hora certa para sugerir uma dança. E tem para todos os estilos, muitos dançarinos fazem tutoriais na web ensinando passos e até mesmo coreografias.

Já ouviu falar em Shuffle? Melbourne Shuffle é uma linguagem de dança de rua originada em meados de 1980 na cena Rave e Underground de Melbourne, Austrália, e inspirada na cena Rave Inglesa. Mundialmente conhecida e respeitada, é uma das danças eletrônicas mais ricas em cultura, simplicidade e complexidade nos passos. Parece difícil, mas também superdivertido aprender os passos e coreografias, além de poder te aproximar dos filhos – quem não quer parecer um pai descolado?

Oliver Clrke é um dançarino Espanhol, especialista nos passos do Shuffle. E em sua conta dos Instagram traz vídeos com mini tutoriais do estilo e acredite, é muito legal seguir os passos e tentar reproduzir. Além de exercitar todo o corpo e trabalhar a respiração. Todos os vídeos que ensinam sobre a dança, possuem a tag “tutorial”, sendo fáceis de se reconhecer.

Além dele, é possível encontrar tutoriais também no Youtube e com diferentes níveis de aprendizado: básicos, intermediários e avançados. Como no tutorial para iniciantes de Taty Macieski:

How to Shuffle dance tutorial | Passos para inciantes

Além desse, existem diversos estilos e tutoriais na internet, como canal no Youtube Fit Dance. Que embora traga coreografias mais elaboradas, também vai garantir boas risadas. Você pode competir com seus filhos, quem aprenderá primeiro ou quem cria a dança mais engraçada.

Don’t Rush

Além de ser uma atividade divertida, dançar também queima calorias, combate o estresse e ainda aumenta a sensação de bem-estar. Dependendo do ritmo, a dança pode também fazer bem para o coração e para o condicionamento muscular, além de melhorar o alongamento, a flexibilidade, concentração, equilíbrio e coordenação motora.

O importante é manter a mente e o corpo ativos

Você pode iniciar o dia produzindo hormônios para o bem estar, praticando 30 minutos da atividade física que mais te agrade e esse pode ser o gás perfeito para passar um dia produtivo e animado. Além de atualizar suas séries, conhecer bons filmes e ler novos livros, você pode incluir este novo hábito saudável em sua vida. A dança é apaixonante e a sensação de ter seu corpo ativo é viciante.

Sejam exercícios, dança, yoga, sozinho, com os filhos, uma hora, trinta minutos, duas vezes por semana ou todos os dias, o ganho está em te tirar de uma posição ociosa e aproveitar melhor os dias. Os meios são fartos, você pode encontrar vídeos em canais no Youtube, buscar por tutoriais no Instagram ou até mesmo aplicativos gratuitos que trazem dicas de treinos específicos (como o Yoga Studio: Mind & Body).

Vamos usar este período para buscar alternativas que façam das nossas vidas, melhores. Aproveite o tempo com a família, ou sozinho se preferir, desacelere da correria do cotidiano e mude. É essencial transformar nossos hábitos, de forma geral, para que tudo que estamos vivendo faça sentido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close