O Castelo Animado e seus encantos

A história do garoto que engoliu uma estrela, da jovem amaldiçoada e do castelo andante

Por Larissa Gomes, estudante de Jornalismo do UniToledo Araçatuba

Hauru no Ugoku Shiro (O Castelo Animado, no Brasil) é uma animação japonesa do diretor Hayao Miyazaki lançada em 2004 pelo Studio Ghibli. Sua história baseia-se no livro “Howl’s Moving Castle” (1986) da britânica Diana Wynne Jones.

Versão estadunidense do trailer.

Na chapelaria da família Hatter somos apresentados a Sophie: uma jovem doce e determinada de 18 anos que trabalha arduamente nos detalhes dos chapéus, a primogênita.

Em meio aos burburinhos e fofocas das outras jovens na loja conhecemos o protagonista da animação. Com sua aparência horrenda, seus ruídos incessantes e seu caminhar lento, chama a atenção de todos do vilarejo.

O elemento que dá nome à animação, o Castelo Animado de Howl. Créditos: Giphy

O Castelo Animado (ou Andante, na versão portuguesa) desloca-se de canto a canto levando aos moradores os rumores que permeiam ao redor do jovem feiticeiro que o habita, Howl.

E é neste cenário que o enredo desta mágica história se desenrola.

Uma visita de Sophie à irmã Lettie, que trabalha em uma padaria no centro da cidade, nos proporciona a cena mais encantadora da animação.

Howl e Sophie caminhando sobre os ares em meio às comemorações do Primeiro de Maio com a trilha principal ao fundo (falarei sobre isso mais adiante) dão uma sensação de leveza e sensibilidade ao expectador.

Após esse episódio, a ciumenta Bruxa das Terras Abandonadas, que já havia se envolvido com o feiticeiro Howl, coloca uma maldição em Sophie e a transforma em uma senhora de 90 anos, impedindo-a até mesmo de falar sobre isso para alguém. Então, Sophie vai embora de casa para tentar quebrar o feitiço e acaba parando no castelo de Howl.

Lá ela conhece Calcifer, um demônio do fogo que está preso a Howl e tem que se submeter aos caprichos do feiticeiro, incluindo movimentar o castelo e aquecer a água de seu banho. O demônio faz um trato com Sophie prometendo desfazer sua maldição se ela quebrar o feitiço que o liga a Howl.

Sophie passa a viver no castelo como faxineira e tendo a companhia de Howl, Markl (o jovem aprendiz do feiticeiro) e Calcifer, enquanto tenta cumprir sua parte do trato.

Trilha Sonora

Composta por Joe Hisaishi e aliada aos cenários belos e encantadores, a trilha sonora da animação dá um toque a mais de delicadeza ao enredo. A faixa-tema, “Merry Go Round of Life”, é extremamente memorável e deixa as cenas ainda mais emocionantes.


O Livro

O livro, publicado em 1986, teria sido um pedido de um menino que a autora Diana Wynne Jones (1934-2011) conheceu visitando uma escola em Londres. Stephen lhe pediu que escrevesse sobre um castelo andante, fato que a autora menciona na dedicatória de sua obra.

No enredo original há certas divergências da animação, o que proporciona uma experiência totalmente nova a cada uma das duas versões. Após esse, há mais dois livros no mesmo universo criado por Jones: “O Castelo no Ar” e “A Casa dos Muitos Caminhos”, sendo que o primeiro também inspirou uma animação do Studio Ghibli de mesmo nome.

Para quem gosta de embarcar em um mundo mágico com Botas-De-Sete-Léguas (se você estiver lendo o livro) ou com espantalhos com cabeças de nabo (se você estiver assistindo a animação), O Castelo Animado é uma ótima opção. Como relatado pelos críticos do site Rotten Tomattoes: “irá encantar crianças com a sua história fantástica e tocar os corações e mentes dos espectadores mais velhos também”.

“O coração é um fardo pesado.”

Sophie Hatter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close