O tique tok do relógio

O TikoTok é a nova moda nesse período de quarentena.

Por Kamila Reis, estudante de Jornalismo do UniToledo Araçatuba.

Nessa época de pandemia ficar em casa se tornou um desafio, afinal, o que fazer quando  as sua série favorita já esta maratonada, novelas perdem a graça e sua casa mais limpa do que nunca?

Um novo aplicativo tem tomado espaço em muitos celulares nessa quarentena. O Tik Tok é a nova sensação do momento. Criado em 2017 na China, o aplicativo já foi baixado mais de 750 milhões de vezes, passando o Facebook, Instagram, Youtube e Snapchat.

Nele o usuário tem como atividade assistir e produzir vídeos de até 60 segundos. Esses vídeos podem ser de desafios, dublagens, danças e criações de conteúdo, em sua maioria com teor cômico.

O aplicativo possui esse nome por fazer referência  ao barulho do relógio – tique taque – e ter como característica o pouco tempo para cativar seus usuários.  

Vídeo de desafio de dublagem e atuação- retirado da plataforma Tik Tok

Vídeo de desafios

Os famosos também produzem conteúdo! Filha de Marcon Minon ( Donatella Minon ) já possui uma conta conjunto com a família denominada “os mionzinhos. Vídeo retirado da plataforma Tik Tok.

Challenges

Os challenges, ou desafios, são ações que devem ser feitas acompanhadas geralmente de um ritmo musical  e que demonstram transformação entre um intervalo de segundo.

Os vídeos mais curtidos ou compartilhados são em sua maioria de anônimos que os executam com perfeição, seja sozinho ou acompanhado de alguém.

Há também possibilidade de se fazer um dueto, que no sentido literal é a ação de juntar dois vídeos de dublagem que se complementam, ideal para essa época de quarentena.

Letícia Gomes é uma maquiadora que faz sucesso na web com seus vídeos de transformação, nesse por exemplo ela consegue colocar os traços do cantor Justin Bieber em seu rosto com maquiagem – vídeo retirado da plataforma.
Essa também é um desafio muito realizado para testar e comprovar força, equilíbrio e confiança dos participantes. Vídeo retirado da plataforma.

A nova dança do Tik Tok vem acompanhada de um ritmo repetitivo e movimento das mãos e o importante é a sincronia e a diversão. Vídeo retirado do aplicativo Tik Tok.



For you, flopa, #POV  entre outros

Assim como muitos aplicativos na internet o Tik Tok possui uma linguagem própria, em sua maioria derivada da língua inglesa, mas você sabe o que cada uma significa?

Flopar :  É um termo utilizado não apenas no Tik Tok. Quando um vídeo flopa, quer dizer que ele teve poucos visualizações, comentários e likes. Portanto os usuários procuram sempre inovar com a intenção de se obter mais seguidores e curtidas, existindo assim a possibilidade de monetização.

#POV:  (Point of view – ponto de vista em português)  São vídeos baseados em possíveis futuros ou situações em que o usuário aparece dublando uma música, juntamente a uma sequência de legendas.

#IB inspired by  (inspirado em): O termo é utilizado para dar crédito a vídeos que são parecidos.  

For you/ FY – (Para você):
 É a  apresentação de vídeos em uma sequência que serve para cativar novos usuários. Ainda é um mistério de como o for you é separado e o que se sabe é que através de um logaritmo são apresentados para cada usuário temas e contas que pode ser de interesse.

Tik toker

Um tiktoker é a  nomenclatura dada a pessoas que utilizam o Tik Tok com a finalidade de ser protagonista e não apenas usuário.

Há a possibilidade de ser monetizado, quando uma conta atinge um número considerável de seguidores e likes. É muito comum que marcas famosas patrocinem usuários para que sejam sutilmente divulgadas.

Se por um lado é notória a aceitação e interação do Tik Tok por grande parte do ocidente, o aplicativo enfrentou um problema de aceitação na Índia, onde foi banido por ser acusado de exposição de crianças e adolescentes a conteúdos pornográficos. Mesmo adotando novas políticas de restrição, a plataforma ainda segue proibida.

Fontes:
https://www.istoedinheiro.com.br/tiktok-perdeu-15-milhoes-de-usuarios-em-duas-semanas-de-suspensao-na-india-aponta-estudo/

https://www.techtudo.com.br/listas/2020/04/o-que-significa-fy-no-tiktok-conheca-5-girias-da-rede-social.ghtml

https://brasil.elpais.com/tecnologia/2020-01-19/o-lado-escuro-do-tiktok-a-rede-social-chinesa-dos-videos-curtos.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close