Transtorno de ansiedade: a adolescência em transformação

Por Tamires Gazola, estudante de Jornalismo do UniToledo Araçatuba.

A realização de um diagnóstico adequado é importantíssimo em qualquer idade e deve ser realizado por um psicólogo ou psiquiatra, sendo que o tratamento ocorre geralmente com uso de medicamentos e/ou a realização de psicoterapia. Exercícios físicos regulares também são indicados, uma vez que liberam substâncias como a endorfina, que aumentam a disposição geral, trazem sensação de bem estar, reduzem o estresse diário e ajudam a diminuir a tensão e a ansiedade.

Existem alguns tipos de transtornos de ansiedade:

  • Fobia Específica

A Fobia Específica caracteriza-se por um medo excessivo e persistente a um objeto ou situação claramente discerníveis e circunscritos.

  • Fobia Social

O Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social caracteriza-se por medo acentuado e persistente de situações sociais ou de desempenho, nas quais a criança ou adolescente pode sentir inibição e timidez exageradas.

  • Transtorno Obsessivo-compulsivo(TOC)

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) caracteriza-se pela ocorrência primária de obsessões e/ou compulsões que causem desconforto ou interfiram na vida da pessoa.

  • Transtorno de Estresse Pós-traumático

No Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), a criança ou adolescente deve, necessariamente, ter passado por uma situação real que impõem ameaça à sua vida ou à sua integridade física, provocando uma resposta de medo, desespero, impotência ou terror.

  • Transtorno de Pânico

Em crianças e adolescentes, o Transtorno de Pânico é definido, assim como em adultos, pela ocorrência repetida de ataques de pânico e medo de ter novos ataques.

Para saber mais detalhes sobre esses transtornos de ansiedade, entre no site: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2437

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada

O mais comum entre os jovens é o Transtorno de Ansiedade Generalizada, mas, como podemos definir esse tipo de ansiedade ?

Explica a Psicóloga Renata Machado em suas redes sociais.

Fonte: Renata Machado

Quais são os sintomas e suas consequências ?

Fonte: Renata Machado
Fonte: Renata Machado

Você conhece alguém que sofre de transtorno de ansiedade?

Essa doença já virou o “Mal do Seculo” entre os jovens.  Devemos e podemos reconhecer quando uma pessoa próxima está se sentindo ansioso, pois em alguns casos, essas pessoas não querem procurar ajuda e acabam entrando em uma ideia de não querer se relacionar com outras pessoas, tornando-se, então, a famosa depressão. O reconhecimento deste problema no início faz com que os pacientes tenham uma melhora mais rápida do que uma pessoa que já tem pensamento suicidas, por exemplo.

Vamos deixar algumas dicas de livros sobre ansiedade para que possamos ler ou expor para uma pessoa ansiosa, com o intuito de ajudar a buscar ajuda especializada.

Se você gostou do assunto, interaja conosco. Vamos conhecer novas formas de falarmos e dividir nossas opiniões e experiências sobre ansiedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close