The Big Bang Theory – orgulho nerd

Uma série repleta de conteúdo do mundo geek e nerd, capaz de te divertir e envolver

Por Ariane Mantovani, estudante de Jornalismo do UniToledo Araçatuba.

“The Big Bang Theory” ou “A Teoria do Big Bang” (em tradução livre) estreou em 24 de setembro de 2007, produzida pela Warner Bross. A série de TV norte-americana traz muito do mundo nerd ou geek. A sitcom de início conta a história de 5 amigos que se conhecem de forma inusitada, 4 deles dividem os mesmos gostos nerds, mas 1 está totalmente distante deste contexto. O que não impede que esses amigos estejam sempre juntos.

Antes de tudo, que tal conhecer um pouco sobre os primeiros personagens principais que fizeram desta série um grande sucesso até 16 de maio de 2019, quando chegou ao fim depois de sua 12ª temporada. A história se passa em Pasadena, na Califórnia e é impossível não se apaixonar por cada um deles.

Sheldon Cooper

Sheldon é um físico teórico vindo de Galveston, no leste do Texas, mora sozinho em seu apartamento e dedica seu tempo ao trabalho e à uma lousa branca na sala cheia de anotações. Cooper tem um temperamento um “pouquinho” arrogante e chega a dizer que sua irmã gêmea é uma aberração. Afinal, desde criança se considera uma das pessoas – se não a própria pessoa – mais inteligente do mundo. Inclusive, aos 9 anos, calculou a melhor forma de pousar o módulo de lançamento de foguetes para a NASA, mas segundo o cientista responsável, apesar dos cálculos serem precisos, não havia tecnologia suficiente para serem executados na prática.

Fonte: Tenor

Fã de histórias em quadrinhos – desde que leu o seu primeiro em uma sala de espera de um psicólogo -, de séries de ficção científica, jogos de cartas, colecionáveis, videogames e RPG, ele é extremamente metódico. Sua mãe é Mary Cooper, uma cristã protestante fervorosa e simples, e além de sua irmã gêmea, tem um irmão mais velho e seu pai, o treinador George Cooper faleceu quando o físico tinha 14 anos. Com tantas características, o personagem ganhou um seriado sobre a sua infância, chamado “Young Sheldon”, que explica muito sobre seu comportamento.

Mesmo com um QI altíssimo, possui sérios problemas de interação pessoal – não entende sarcasmo, ofende as pessoas sem intenção e é extremamente peculiar -. O que faz com que seus amigos desconfiem que ele seja um robô, mesmo que as vezes tente ser engraçado fazendo suas piadas – que só ele acha graça – e soltando o famoso BAZINGA! Precisando de um colega de quarto, é aí que Sheldon conhece Leonard Hofstadter.

Leonard Hofstadter

Nascido em Nova Jersey, Leonard é físico experimental e depois de uma rigorosa seleção e assinar um contrato gigante sobre como se comportar, foi escolhido por Sheldon para ser seu companheiro de quarto, além de trabalharem juntos na Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia). Segundo filho do antropólogo Alfred Hofstadter e da neuropsiquiatria Beverly Hofstadter, seu irmão é professor de direito em Harvard. Filho de intelectuais, teve uma infância difícil com poucas demonstrações de afeto, sendo sempre muito cobrado nos estudos. Sua mãe, uma mulher extremamente fria, escreveu um livro sobre sua infância, expondo detalhes vergonhosos sobre ele. Que chegou inclusive, a construir um robô que lhe dava abraços.

Fonte: Lowgif

Romântico e sensível, Hofstadter aparentemente sofre de complexo de inferioridade, mas ainda assim é o que mais consegue lidar com as esquisitices de Sheldon. Leonard está quase sempre enroscado em um namoro que dificilmente dá certo. Até o dia em que Penny passa a morar no apartamento da frente e muda sua história de uma vez por todas.

Penny

Fonte: Giphy

Penny não tem um grande currículo escolar, mas é dona de uma personalidade extrovertida que é totalmente o oposto dos outros personagens da sitcom. E embora não se encaixe nos “padrões” nerds, é definitivamente parte do grupo. Mudou-se de Omaha no interior de Nebraska e se tornou garçonete da The Cheesecake Factory, mas veio para Pasadena  com o sonho de se tornar uma atriz de sucesso.

Bonita, extrovertida, confusa e desorganizada, Penny era a aluna mais popular da escola. Além de ter um irmão envolvido com a produção de metanfetamina e uma irmã. A garçonete sempre namorou com os típicos “fortões” e conhecer o Leonard (que se apaixona por ela à primeira vista) também muda totalmente o padrão que vinha seguindo.

Howard Wolowitz

Howard ainda mora com a sua superprotetora mãe judia – que nunca aparece e podemos ouví-la apenas gritando – e está o tempo todo tentando conquistar uma garota, o que em geral, não dá muito certo. Trabalha com Sheldon e Leonard na Caltech, mas em um departamento de engenharia, possui um mestrado em engenharia aeroespacial pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O que dá motivos suficientes para Sheldon – que possui 2 doutorados e 1 mestrado -, tirar sarro dele.

Fonte: Wattpad

Seu estilo característico conta com um corte de cabelo tigela – semelhante ao estilo dos Beatles – e roupas coloridas dos anos 60, golas “V” por cima de golas altas postiças, calças extremamente apertadas e cintos chamativos. Assim como os outros, é fã de quadrinhos e de super heróis. Suas cantadas são um tanto quanto ultrapassadas e inconvenientes, mas ele se descreve como um sedutor e profundo conhecedor das mulheres – aí onde se engana. Extrovertido e bem humorado, passa grande parte do seu tempo no apartamento de Leonard e Sheldon, junto com seu melhor amigo, Rajesh Koothrappali.

Rajesh Koothrappali

Fonte: PrimoGif

Rajesh Koothrappali ou Raj é um astrofísico indiano, nascido em Nova Deli – embora não goste da comida de lá. Também trabalha na Caltech e faz parte do grupo de amigos. Possui 4 irmãos e 2 irmãs – e 1 delas inclusive chega a namorar Leonard. A grande sacada deste personagem está na sua patologia, o mutismo seletivo, Raj não consegue falar com mulheres, sempre que uma está presente ele simplesmente não fala mais em voz alta. Tendo apenas um detalhe que o “ajuda”: a bebida alcoólica. O que o deixa extrovertido demais e acaba não ajudando na paquera.

Chegou inclusive a fingir que veio de uma família pobre, o que é mentira, na verdade faz parte de uma família muito rica. Seu pai é ginecologista e possui uma casa cheia de empregados. Ele também possui um grande interesse por assuntos “femininos” o que faz com que ele sempre se torne muito amigo das garotas, inclusive de Penny.

Orgulho nerd

No dia 25 de maio, comemoramos o “Dia do Orgulho Nerd”, para defender o direito de toda pessoa ser um nerd ou um geek e promover esta cultura pelo mundo. A data foi escolhida para comemorar a estreia do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança (25 de maio de 1977) e a iniciativa teve origem na Espanha em 2006.

Fonte: WeHeartIt

Mas o que é nerd e geek?
A ideia nerd está ligada aos adolescentes excessivamente intelectuais e as vezes interessados por assuntos que a maioria não se interessa. Antigamente um estereótipo andava atrelado à essa palavra, pessoas sem capacidade de socializar, por exemplo. Já o geek se interessa por tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, livros, filmes e séries. Outra palavra que podia ter significado pejorativo, mas hoje, ao ter um dia especial para demonstrar o seu orgulho, mostra que algumas barreiras já começaram a ser quebradas.

Hoje quase todas as pessoas tem algo do mundo nerd ou geek que adoram e compartilham isso entre amigos. “The Big Bang Theory” rompe paradigmas preconceituosos a cerca deste universo criativo e inteligente e vale a pena se envolver no enredo, com personagens únicos e situações inusitadas. É fácil achar algo em algum deles que lembre você mesmo. E ver como eles superam os obstáculos juntos é incrível. Agora para conhecer Amy Farrah Fowler e Bernadette Rostenkowski, você também vai precisar entrar no mundo geek e aí, vai ficar de fora?

Fonte: WiffleGif

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close