Hora de conhecer autoras brasileiras

Mais uma matéria da série Produção Brasileira, hora de conhecer um pouco mais sobre a cultura nacional através das nossas autoras!

Por Isabella Melo, 5° semestre de Jornalismo.


O Brasil é repleto de autoras maravilhosas, como Clarice Lispector, Cecília Meireles, Carolina de Jesus, Lygia Fagundes Telles, Cora Coralina, Rachel de Queiroz, mas nem todo mundo gosta de ler os clássicos da literatura.

Você já parou para pesquisar sobre livros nacionais escritos por mulheres? A maioria dos resultados são os clássicos das autoras citadas acima, mas não são só elas que escrevem ótimos livros. Por isso, separei algumas autoras nacionais para você conhecer!

Carina Rissi

Carina Rissi / Imagem: Site oficial da Autora

Moradora de Ariranha no interior de São Paulo, Carina Rissi é autora de livros, seu primeiro livro publicado é ”Perdida”, um romance chick-lit: ”Chick-lit é um gênero de ficção feminina, que aborda questões da mulheres modernas. São romances leves e divertidos”, segundo o blog Ps: Amo Leitura.

Em Perdida é mostrada a história de Sofia, uma jovem da atualidade que acidentalmente acaba viajando no tempo e indo parar no século 19. Sem tecnologia, energia elétrica e até mesmo sem um vaso sanitário e papel higiênico, Sofia é obrigada a aprender a viver naquele tempo e descobrir como voltar para o presente.

É uma história leve, com um romance fluído e fácil de ler. O interesse amoroso de Sofia é Ian Clarke, um perfeito cavalheiro do século 19.

Perdida virou uma série de livros que conta com: Encontrada, Destinado, Prometida e Desencantada.

Além dessa série, Carina Rissi também é autora de outros livros de romance, por exemplo: Amor Sob Encomenda, Mentira Perfeita, Procura-se um Marido, No mundo da Luna, Quando a noite cai e Menina Veneno, o que não falta são opções para você se apaixonar por essa escritora.


Isabela Freitas

Isabela Freitas / Imagem: Instagram pessoal da autora (@isabelaafreitas)

Isabela Freitas, tem 29 anos, moradora de Juiz de Fora começou com um blog sobre conselhos amorosos em 2011, que contava com mais de 100 mil acessos por dia. A partir disso, ela decidiu começar a escrever livros e foi assim que surgiu o fenômeno do Não se apega, não! Esse livro vendou mais de 80 mil cópias só no primeiro mês de vendas.

Seus livros são marcados pelas frases impactantes, com conselhos leves e engraçados que conquistam o coração dos jovens. É considerado um livro de auto-ajuda e romance.

Algumas frases:

“Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.”

“Se eu pudesse te dar um conselho só, sabe, só um, ele com certeza seria: não se preocupe. Tudo vai dar certo. Ou errado. E o errado às vezes é o certo. A vida tem maneiras estranhas de nos mostrar o que precisamos, e muitas vezes, não precisamos daquilo que acreditamos precisar.”

A resenha do primeiro livro é ”Primeiro livro da série, Não se apega, não conta a história de Isabela, uma jovem de 22 anos que acabou de sair de um relacionamento conturbado. Precisando recuperar o amor-próprio e a confiança, ela decide abraçar a vida de desapegada e entender de uma vez por todas que príncipes encantados não existem.Primeiro livro da série, Não se apega, não conta a história de Isabela, uma jovem de 22 anos que acabou de sair de um relacionamento conturbado. Precisando recuperar o amor-próprio e a confiança, ela decide abraçar a vida de desapegada e entender de uma vez por todas que príncipes encantados não existem.”

Além de mais três livros que compõe a série, ”Não se iluda, não!”, ”Não se enrola, não!” e ”Não se humilha, não!”, a história também virou uma série exibida no Fantástico, com os atores Rafael Vitti e Laura Neiva, você pode conferi-la na Globoplay!


Thalita Rebouças

Thalita Rebouças / Imagem: Instagram pessoal da autora (@thalitareboucas)

Thalita é formada em Jornalismo e sua grande paixão é escrever, a autora conta com mais de 20 livros publicados, o primeiro foi Traição entre Amigas.

A sinopse é ”indas, charmosas, inteligentes e superdescoladas, Luiza e Penélope se conheceram no curso de teatro e ficaram “amigas de infância” desde então. Luiza, estudante de Psicologia, e Penélope, que cursa jornalismo mas quer mesmo é ser atriz, têm temperamentos diferentes, mas se entendem e se completam, como acontece com os verdadeiros amigos. A amizade das duas, no entanto, é posta à prova quando Penélope, justamente a mais “saidinha” no quesito beijo, fica com o namorado de Luiza após uma festa. Raiva, mágoa, ressentimento, vergonha, arrependimento. Esses são apenas alguns dos sentimentos experimentados pelas duas quando a história toda vem à tona. Depois da briga inevitável, os caminhos de Luiza e Penélope se separam por completo. Enquanto uma vai tentar a sorte em Nova York, a outra descobre as delícias e os perigos de um relacionamento pela internet. Algumas dificuldades, novas alegrias, outras decepções. E nessa caminhada, ambas amadurecem, e muito, rumo ao final emocionante e surpreendente. ”

Os livros de Thalita não ficaram apenas nas prateleiras, o livro ”Uma fada veio me visitar” virou um filme estrelado por Kéfera Buchmann e Klara Castanho, com o nome de ”É Fada!”

Uma de suas histórias mais famosas também ganhou as telonas, ”Fala sério, Mãe” é estrelado por Larissa Manoela e Ingrid Guimarães.

Maísa Silva, Klara Castanho e Mel Maia também protagonizaram um dos livros da autora, ”Tudo por um Popstar”

Já ‘‘Ela disse, Ele disse” contou novamente com Maísa Silva como uma das principais personagens e foi lançado em 2019, com a participação de Bianca Andrade.

Alguns livros da autora: Traição entre Amigas, Tudo por um Pop Star, Fala Sério, Mãe!, Tudo por um Namorado, Fala Sério, Professor!, Uma Fada Veio Me Visitar, Fala Sério, Amiga!, Fala Sério, Pai!, Fala Sério, Amor!, Tudo por um Feriado, Ela Disse, Ele Disse, Era uma Vez Minha Primeira Vez, Fala Sério Filha! A Vingança dos Pais, Adultos Sem Filtro e Outras Crônicas, Ela Disse, Ele Disse o Namoro, Por que Só as Princesas Se Dão Bem?, Bia Não quer Dormir, 360 Dias de Sucesso, Fiquei com um Famoso, Fala Sério, Irmão! /Irmã!, Confissões de uma Garota Excluída, Mal Amada e (um pouco) Dramática, Confissões de um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado, Confissões de Uma Garota Linda, Popular e (Secretamente) Infeliz.


Existem outras inúmeras autoras nacionais que você precisa conhecer, como: Ray Tavares, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Babi Dewet, Laura Conrado, Nalü Romano, Camila Moreira e você pode encontrar muitas história incrivéis e autoras não reconhecidas no Wattpad, uma plataforma que disponibiliza inúmeros livros originais e fanfictions.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close