Reciclar é fazer a nossa parte para um mundo mais sustentável e preservar o nosso maior tesouro que é a natureza.
Por Lucas Maia Andorfato, 5º semestre de jornalismo.
A reciclagem é o processo de reaproveitar as coisas que são descartadas no lixo para dar origem a novos produtos e matérias–primas, que tem como objetivo diminuir o processo de rejeitos e reduzir o impacto ambiental.
O processo de reciclagem ajuda a preservar o meio ambiente gerando riquezas aos materiais reciclados que são: vidro, alumínio, papel e plástico. Essa reciclagem ajuda na diminuição da poluição do solo, da água e do ar. Algumas indústrias estão contribuindo com a reciclagem para reduzir a poluição na atmosfera.
Nos dias de hoje, a sociedade ajuda a preservar o meio ambiente fazendo com que a vida dos objetos seja aproveitável, além de contribuir para o meio ambiente evitando que novos recursos sejam explorados como matéria-prima. A reciclagem se transforma em renda para catadores, que revendem os materiais e evitam o acúmulo de resíduos de difícil decomposição em aterros sanitários e lixões.
A estudante de Jornalismo Beatriz Pavarini utiliza a renda arrecadada da reciclagem para manter seu estudo. A reciclagem entrou na vida da estudante através da mãe, que se perguntava sobre o assunto como forma de renda. “E fiquei imaginando se isso daria certo de mexer com reciclagem. Porque ela estava desempregada e desde então começamos a reciclar”, conta Beatriz.

A estudante começou a coletar e as pessoas do bairro começaram a observar que ela estava juntando materiais recicláveis e a vizinhança começou a ajudar com os materiais recicláveis.
“A reciclagem me representou uma outra visão de vida. Porque não se tornou um benefício só pra mim, pelo contrário. Eu ajudo o meio ambiente e as pessoas que me ajudam também se sentem felizes. Eu nunca me imaginei fazendo isso. E eu amo fazer reciclagem. No começo eu ficava com vergonha. Mas agora, eu não ligo mais pra isso. Eu me sinto muito bem. Eu não vejo apenas garrafas. Tanto que essas garrafas hoje fazem parte de um novo projeto no meu canal online”.
A separação dos materiais não recicláveis e recicláveis em Araçatuba
Segundo o Secretário do Meio Ambiente De Araçatuba, Lucas Proto, “a coleta seletiva em Araçatuba era de 10% da área urbana, pois não havia veículos adequados para que houvesse a coleta dos lixos e dos materiais de construção civil, pois as pessoas jogavam esses matérias e os lixos em lugares inapropriados, remediamos a área ambientalmente por cinco anos, entregamos essas áreas para uso das usinas de reciclagem e de resíduos da construção civil, com isso abrimos alguns eco pontos para tratamento de resíduos específicos ao lado do aterro sanitário para o tratamento dos materiais de construção civil”.

“A separação do resíduo em casa, no que se tange a coleta domiciliar e de resíduos recicláveis, nos também saímos daquela falsa coleta seletiva de 10% da cidade mais o menos de brincadeirinha e fomos para 100% da área urbana, nos instituímos um contrato de limpeza e serviço de 100% de área urbana para coleta seletiva, todo lugar da cidade tem o horário e local que está disponível nas páginas da prefeitura e da Monte Azul que é a empresa concessionária que faz coleta seletiva na cidade”.
“Basicamente a estratégia é separar todo material que é reciclável como papel, vidro, plástico, que pode ser destinado para coleta seletiva, não pode estar contaminado, sujo e estragado, na verdade o contaminado seria a mistura de material que não pode ter papel com manteiga, o plástico não pode está sujo com coisas gordurosas, porque isso pode desvalorizar o produto, porque alguns compradores acabam desistindo de comparar esses produtos que seriam reutilizáveis mas acaba voltando para o aterro sanitário”.

Fonte: Prefeitura Municipal De Araçatuba
Imagem em destaque:https://blog.larplasticos.com.br/o-que-significa-o-simbolo-da-reciclagem/